13/06/2023 às 04h05min - Atualizada em 13/06/2023 às 04h05min

Regional do Baixo Amazonas investe em capacitação profissional

Ao todo, 192 capacitações internas foram realizadas entre março e maio deste ano, com mais de 5 mil participações de colaboradores e funcionários

Da Redação
agenciapara.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: agenciapara.com.br

SANTARÉM - O líder de controle de acesso Alef Dias, 26 anos, trabalha no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, há mais de quatro anos. Neste período, ele já passou por vários treinamentos ofertados pela instituição que o ajudam no dia a dia de trabalho e também na orientação e apoio aos novos funcionários que chegam ao setor.

“Para mim é uma parte importante. Eu já trabalhei em outros lugares que não forneciam esses treinamentos e eles fazem a diferença. Tem muitas dúvidas que a às vezes a gente consegue tirar, ganhamos conhecimento e vamos nos atualizando, porque sempre tem uma coisa nova para aprender”, aprovou.

O Regional do Baixo Amazonas, unidade que pertence ao Governo do Estado do Pará e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, conta com um Núcleo de Educação Permanente (NEP) para promover os treinamentos e capacitações aos colaboradores, médicos, residentes, terceirizados e demais funcionários.

Nos últimos três meses, o NEP promoveu 192 treinamentos com a participação de 5.006 profissionais, totalizando uma carga horária de 8.864 horas de capacitação entre os meses de março e maio de 2023.

Os treinamentos são realizados em parceria com os gestores de cada setor e abordam questões teóricas e práticas sobre o atendimento aos usuários, além de conhecimento sobre as áreas, regras e funcionamento do hospital. Eles podem ser cumpridos nas áreas de atuação do profissional, no auditório ou mesmo de forma remota, através do sistema interno da unidade.

“Desde o início do ano, a gente faz o nosso planejamento anual, com todos os treinamentos que serão realizados a cada mês. Isso é importante para o gestor também se programar e direcionar seus colaboradores para que eles participem, além de treinamentos que são voltados para áreas específicas, que também são mapeados pelos próprios gestores e o NEP programa e coordena a realização”, explicou o coordenador de gestão de pessoas, Lucien Marques.

Integração Institucional - Além dos treinamentos, palestras e capacitações ofertadas durante o ano, que são mapeados pelo NEP através do Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT), o HRBA também conta com um programa de Integração Institucional, que é promovido aos novos colaboradores antes que estes comecem de fato a trabalhar na unidade.

O processo tem carga horária de 16 horas para trabalhadores da assistência em saúde e de oito horas para os demais setores. A Integração é um treinamento no qual gestores e profissionais de áreas estratégicas apresentam normas, rotinas e outras informações importantes a respeito do funcionamento do hospital.

“A Integração Institucional é o primeiro treinamento, no qual os colaboradores têm acesso a informações estratégicas que vão precisar durante a rotina de trabalho. Eles conhecem todas as políticas e fluxos da nossa unidade. Nesse primeiro momento, eles recebem as orientações e posteriormente podem ser até cobrados caso descumpram algo que foi repassado durante a integração”, destacou Lucien.

“Queremos que os nossos profissionais estejam muito bem capacitados para atender sempre da melhor forma. A integração e os demais treinamentos fazem parte desse processo. Um colaborador que entende o funcionamento do hospital pode realizar seu trabalho de forma mais eficaz e assim atingimos nosso grande objetivo, que é promover o bem estar dos nossos pacientes”, ressaltou o diretor geral da unidade, Eder Lúcio de Souza.

Serviço - O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Portal Obidense  Publicidade 790x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp