09/06/2023 às 15h40min - Atualizada em 09/06/2023 às 15h40min

Fiocruz cria a 1ª vacina do mundo contra verme

A instituição brasileira está na etapa final de ensaios clínicos e aguarda aprovação da OMS

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Reprodução/Internet

BRASIL - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) criou a primeira vacina do mundo contra verme — a esquistossomose, popularmente chama da de barriga-d’água. 

A vacina, chamada Schistovac (Sm14), foi desenvolvida com tecnologia brasileira, produzida no laboratório do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. 

O estudo da vacina foi fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o instituto e a empresa norte-americana Orygen Biotecnologia S.A. para o desenvolvimento e a produção do imunizante humano. 

A vacina foi desenvolvida a partir do antígeno — ou a molécula contra a qual se deseja gerar uma resposta imune — descoberto e isolado no laboratório da Fiocruz.

Patente foi registrada em diversos países

Nos ensaios pré-clínicos em animais em laboratório, a vacina mostrou uma redução de mais de 90% da infecção de ratos e coelhos pelo Schistosoma mansoni. 

Em humanos, o imunizante teve uma resposta segura e bem tolerada, sem a ocorrência de eventos adversos graves.

Testes começaram em 2011

Os testes em humanos tiveram início em 20 indivíduos no Rio de Janeiro, em 2011. As etapas dois e três subsequentes de ensaios clínicos foram conduzidas no Senegal. 

Os resultados preliminares da última etapa do ensaio mostram que a vacina é segura e produziu resposta imune contra o S. mansoni, causador da esquistossomose. 

Se for aprovada, a vacina será a primeira no mundo a proteger contra um verme. 

A expectativa é que os resultados apresentados à Organização Mundial da Saúde (OMS) levem ao chamado pré-licenciamento, que seria um aval da entidade para a produção em escala e a aplicação do imunizante em áreas prioritárias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp