24/05/2023 às 17h10min - Atualizada em 24/05/2023 às 17h10min

Alunos do AEE da escola Felipe Patroni, acompanham sessão na câmara de vereadores de Óbidos | Portal Obidense

A visita faz parte do componente curricular história de Óbidos

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Vagner Farias e Henrique Vieira - Na CMO, atividade extra classe da História de Óbidos

ÓBIDOS – Na manhã desta terça-feira, (23) de maio, 2 alunos do atendimento educacional especializado (AEE), que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Felipe Patroni (EMEF), em Óbidos, no oeste do Pará, estiveram acompanhando a 183º sessão ordinária da câmara de vereadores do município de Óbidos.

Acompanhados de suas professoras, os jovens Vagner Farias, 18 anos e Henrique Vieira, 14 anos, ocuparam alguns dos acentos reservados para a população, e viram de perto os debates sempre acalorados dos edis no Plenário da casa legislativa Dr. Emanuel Simões Rodrigues. A visita faz parte do complemento educacional da disciplina História de Óbidos. Henrique cursa o 6ª ano da educação especial, já Vagner está no 9ª ano.



O pequeno detalhe é que ambos são Down, que nada mais é que uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como Trissomia do cromossomo 21, ou simplesmente cromossomo do amor. Vale ressaltar que estudos comprovam que pessoas Down podem ter uma vida normal como de qualquer outra, a diferença está apenas na forma um pouco mais demorada ao aprender as coisas.

O AEE, busca promover a inclusão dos alunos com deficiência, que são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

A experiência segundo a professora é ótima para a evolução dos aprendizados dos alunos, e nesse mundo de inclusão, quem sabe a visita possa abrir as portas para o Vagner ou o Henrique criarem apreço pela política e possam se tornar futuros políticos em nossa cidade.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp