23/05/2023 às 13h11min - Atualizada em 23/05/2023 às 13h11min

Ensaios para os Arrastões do Pavulagem 2023 começam em clima de festa e formação do Batalhão da Estrela

Com patrocínio da Equatorial Pará, cerca de 300 brincantes de primeira viagem concluíram o aprendizado das oficinas de dança, percussão e perna de pau. Agora é hora de viver a prática dos ensaios. Arrastões deste ano ocorrem em 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho

Da Redação
Ensaios para os Arrastões do Pavulagem 2023 | Foto: Ingrid Bittencourt

PARÁ - Com muita música e alegria, começou, na última segunda-feira, 22, mais uma etapa da preparação para os Arrastões do Pavulagem de 2023. A programação ocorre até 7 de junho, em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, que fica localizado na avenida Boulevard Castilhos França, 738. Os ensaios serão realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h, sábados das 15h às 18h, e aos domingos das 10h às 12h.
 
Nos ensaios, os iniciantes (que participaram das oficinas pela primeira vez) interagem e se misturam com os iniciados (brincantes que já participaram dos Arrastões em outros anos). Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial de brincantes que toca e faz performances durante os cortejos do Arrastão do Pavulagem. Para este ano, estima-se um grupo formado por cerca de 670 pessoas.


Portal Obidense  Publicidade 750x90
 
Com o tema "Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz", a realização é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia e Programa SEMEAR; co-patrocínio de Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e Prefeitura de Belém através da FUMBEL; com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).
 
“O Arrastão do Pavulagem é uma das manifestações culturais mais importantes do estado e a Equatorial Pará já é uma parceira de longa data do projeto. Acreditamos no poder transformador da arte na vida dos milhares de paraenses que são alcançados com esta iniciativa. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado e não poderia ficar de fora dessa grande festa tão representativa para todos nós”, destaca Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.
 
Do aprendizado nas oficinas para a prática dos ensaios: cultura popular também é inclusão
 
A preparação para os Arrastões do Pavulagem é feita de diferentes vivências culturais. Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, explica a diferença entre o período das oficinas e os ensaios. "No período das oficinas, o brincante aprende o ofício artístico. No período de ensaios, ele aprimora esse aprendizado para fazer bonito nas ruas", diz.
 
Ele também comenta o processo didático que os brincantes vivem no Instituto: "Uma das missões do Instituto é o compartilhamento de saberes e fazeres, a valorização da cultura popular e sua difusão. A parte mais bonita é ver o processo de construção e formatação do desenvolvimento do cortejo, que é resultado dessa dedicação coletiva que desemboca na manifestação de rua se juntando com o público, gerando uma interação que presenteia a cidade com essa manifestação que fortalece a cultura amazônica e brasileira".
 
Confira o Calendário de Atividades do Arrastão do Pavulagem 2023:
https://tinyurl.com/CalendarioArrastao
 
Serviço:
 
COMEÇO DOS ENSAIOS DO ARRASTÃO DO PAVULAGEM 2023
 
Data: 22 de maio a 7 de junho
Horário: De segunda à sexta, a partir das 18h; Sábados, das 15h às 18h; Domingos, das 10h às 12h.
Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (avenida Boulevard Castilhos França, 738)
"Arrastão do Pavulagem 2023 - Arraial por um Mundo de Paz"


Portal Obidense  Publicidade 750x90
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp