19/05/2023 às 15h44min - Atualizada em 19/05/2023 às 15h44min

PF realiza 163 operações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes neste ano

Ao todo, 37 vítimas foram identificadas, 108 pessoas foram presas e 255 mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Da Redação
jovempan.com.br
Foto: reprodução jovempan.com.br

BRASIL - A Polícia Federal (PF) realizou, entre janeiro e maio deste ano, 163 operações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os Estados do país. Ao todo, 37 vítimas foram identificadas, 108 pessoas foram presas e 255 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A corporação explicou que trabalha em parceria com agências nacionais e internacionais, como Interpol e Europol.

Nesta ação integrada, são compartilhadas informações e estratégias, que segundo a PF, é possível rastrear as origens do material, identificar as rotas de distribuição e prender os envolvidos em diferentes países. “É importante ressaltar que a atuação da PF no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes não se restringe apenas à investigação e à repressão dos criminosos. Ela também se preocupa com o resgate e a proteção das vítimas desse tipo de exploração”, informou por meio de nota.

 Diante da sofisticação e do crescimento da pornografia infantil, a Polícia Federal criou, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil, no segundo semestre de 2018, uma Força Tarefa composta por policiais federais e civis, capacitados para a identificação de crianças-vítimas e/ou abusadores por meio da análise das imagens compartilhadas pela internet. Para fortalecer essa atuação, está sendo realizada desde a última segunda-feira, 15, até esta sexta-feira, 19, a 4ª edição da capacitação “Força-Tarefa ICSE – Aperfeiçoamento e Atualização Profissional”, em que estão reunidos 17 policiais de vários estados, federais e civis, para trocar experiências e informações relacionadas às investigações de abuso sexual infantil. Nesta quinta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Polícia Federal deflagrou oito operações nos Estados brasileiros e cumpriu mandados de prisão e diversos mandados de busca e apreensão.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp