17/05/2023 às 10h57min - Atualizada em 17/05/2023 às 10h57min

Em Óbidos, prefeitura realiza Dia Nacional da Luta Antimanicomial | Portal Obidense

O evento acontece nesta quarta (17) no auditório da casa de Cultura a partir das 17h

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

A luta por direitos das pessoas com sofrimento mental, ainda é pouco conhecida, num universo onde o preconceito, infelizmente, fala mais alto. No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos.

 
Apesar do dia “D” ser em 18 de maio, em todo o país, em Óbidos, nesta quarta-feira (17) a prefeitura de Óbidos, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Santa Terezinha), promove um evento na Casa de Cultura, o início está marcado para as 17horas. A programação conta com; Exposição de trabalhos artesanais confeccionados nas oficinas terapêuticas; Cine documentários: Manicômios do Brasil; Roda de conversa com a presença de autoridades e profissionais de saúde e população em geral.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp