16/05/2023 às 19h47min - Atualizada em 16/05/2023 às 19h47min

Defesa Civil e Seurbi recuperam áreas atingidas pelas chuvas | Portal Obidense

Segundo a Defesa Civil, a maioria das ocorrências registradas foram de ruas danificadas e quintais inundados em áreas consideradas de risco

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ÓBIDOS - A sede do município de Óbidos registrou fortes chuvas na sexta-feira (12) e no domingo (14), ocasionando alagamentos e a destruição de diversas ruas e travessas, principalmente nos bairros Bela Vista, Perpétuo Socorro e São Francisco.
 
Na manhã desta segunda-feira (15), uma operação conjunta entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedc) e a Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), priorizou o restabelecimento do tráfego de veículos e pedestres nas vias mais destruídas pelas enxurradas.

 
Na Rua N no Perpétuo Socorro, onde uma cratera se formou devido à força da descida d’água, uma casa foi inundada, e a Seurbi realizou a limpeza da área ao entorno do imóvel e a lavagem dos cômodos.
 
“Nós identificamos pra mais de sete pontos críticos dentro da cidade. De ontem [domingo]  nós tivemos a notícia triste que essa casa aqui na Rua N foi alagada com a força da enxurrada, por isso nossa equipe está aqui, fazendo a nossa parte junto com a Infraestrutura e o Setor de Terras , prestando o auxílio necessário, além de já termos entregado kits de limpeza”, disse Jamerson Amaral, coordenador da Compedc.


Portal Obidense  Publicidade 750x90


 
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), também foi acionada para prestar auxílio à família atingida durante a chuva da madrugada.
 
Segundo a Defesa Civil, a maioria das ocorrências registradas entre sexta-feira e domingo, foram de ruas danificadas e quintais inundados em áreas consideradas de risco.
 
“Infelizmente nesse período as chuvas são intensas no nosso município, mesmo assim, em relação aos outros anos, essas ocorrências estão bem abaixo, perto dos outros anos que a gente tem acompanhado”, ressaltou Jamerson
 
Segundo a secretária Máira Souza, para atender o grande número de chamados recebidos pela Seurbi, várias equipes de trabalho foram distribuídas na manhã desta segunda-feira, para diversos bairros atingidos.
 
“Nós ainda estamos atendendo as pessoas que pediram auxílio na sexta-feira, e hoje também recebemos outros chamados, por isso a equipe da Seurbi está desde as primeiras horas do dia ajudando a comunidade, na lavagem de casas inundadas, recuperação de ruas, limpeza de bueiros para evitar novos alagamentos. E assim deve ser ao longo da semana, sempre priorizando as áreas mais problemáticas”, explicou Máira.
 
Porto de Cima
 
Quanto aos questionamentos sobre a contenção provisória na Travessa Abelardo Dias, no bairro Santa Terezinha, na área conhecida como “Porto de Cima”, onde uma cratera se abriu no fim de março, a secretária Máira Souza, explica que a obra no local é complexa e só poder ser realizada, quando houver segurança para a instalação de bueiros que vão canalizar a água da chuva.
 
“Se fosse só pavimentação de rua, vocês podem ter certeza que nós já teríamos feito. A parte de drenagem você não pode fazer com esses picos de chuva que nós estamos tendo. Se eu abrir um buraco pra colocar manilha lá, pra começar a fazer a rede de drenagem, e caí uma chuva dessa, a rua todinha praticamente vai ser destruída, porque é muita a vazão de água lá. Nós precisamos ter a parte do verão onde eu vou ter a certeza que eu não vou ter nenhuma chuva me surpreendendo, pra acabar com o serviço”, explicou.
 
Em relação ao alagamento na Travessa Lauro Sodré, no perímetro que fica no limite entre os bairros de Fátima, Lourdes e Cidade Nova, a Seurbi realizou a limpeza dos bueiros, que são entupidos com a terra que vem das outras ruas que não são pavimentadas.
 
“Essa é uma rede bem extensa, onde algumas partes já foram danificadas, mas a nossa equipe fez a limpeza dos bueiros. Praticamente todas as semanas nossas equipes estão lá fazendo a limpeza”, finalizou Máira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp