10/05/2023 às 10h17min - Atualizada em 10/05/2023 às 10h17min

Regional do Baixo Amazonas usa jogos educativos para incentivar higiene das mãos | Portal Obidense

ene das mãos | Portal Obidense Usuários e colaboradores da unidade, no oeste estadual, aprenderam, de modo lúdico, sobre os benefícios da importância da limpeza das mãos.

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

SANTARÉM - A dona Marta de Oliveira e a filha Anne Mayara Oliveira Batista nunca imaginaram que depois de uma consulta no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, elas participaram de uma verdadeira disputa. As duas entraram em um jogo de perguntas e respostas sobre a higienização das mãos.
 

Mãe e filha são do município de Altamira, no sudoeste do estado, e aprovaram a brincadeira. “Eu achei muito importante até para gente aprender muita coisa. Foi muito bom e muito divertido. Eu aprovei totalmente”, sorriu a autônoma de 52 anos.
 

“Estávamos no hospital e vimos toda essa diversão e alegria. As colaboradoras passaram muitas informações para a gente, aprendemos muito. Apesar da minha mãe ter vencido a competição, nós duas ficamos muito felizes em participar”, comentou a advogada.
 

A programação foi em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, celebrado no dia 5 de maio. A iniciativa começou na rádio interna do hospital, com um bate-papo que contou com a participação do diretor-geral Éder Lúcio de Souza e da enfermeira supervisora do SCIH, Alcirlene Cavalcante.
 

Depois, colaboradores, pacientes e acompanhantes puderam participar das dinâmicas e dos jogos educativos voltados para o tema da higiene das mãos. Roleta, bate e responde, amarelinha da higienização, jogo de tabuleiro. Um verdadeiro parque de diversões foi montado no hall principal do HRBA, com direito a brindes para quem acertasse as questões.
 

Jorge Lucas Salgado,  psicólogo residente no HRBA, participou das atividades. Para ele, a ação ensina bastante sobre uma prática tão importante no ambiente hospitalar, que é a higiene das mãos. E além de aprender, ele ainda saiu com a vitória no jogo que disputou. “Eu ganhei! Tratar esse tema de uma forma lúdica é muito legal, tem o brinde que faz a gente querer ganhar e tudo, mas é bem educativo e eu aprendi muitas coisas que não sabia”, afirmou.
 

As atividades foram coordenadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e também foram realizadas nos setores da assistência. Além dos jogos, houve distribuição de álcool em gel e premiação para a equipe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto B, pela produção de um vídeo explicando as técnicas corretas de lavagem das mãos.
 

O objetivo da campanha é incentivar a prática da higiene das mãos, tanto no ambiente hospitalar como fora dele, e ensinar sobre a importância deste simples ato para a prevenção de infecções e doenças, tanto para os colaboradores quanto para os usuários da unidade.
 

“A higienização das mãos é capaz de prevenir uma série de infecções. É rápido e simples. Com água e sabão, leva entre 40 e 60 segundos. Já a fricção com o álcool em gel, demora de 20 a 30 segundos apenas. É um item fundamental que deve funcionar em qualquer instituição de saúde. Aqui no HRBA, nós temos dispensadores de álcool em gel espalhados por todo o hospital e realizamos ações periódicas para orientar nossos colaboradores e usuários a sempre realizar a higienização das mãos. Isso está diretamente ligado ao atendimento de excelência que prestamos”, explicou a enfermeira supervisora do SCIH, Alcirlene Cavalcante.
 

Importância  
 

Além da técnica correta para uma lavagem eficiente das mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, durante a prestação de cuidados e serviços a pacientes há cinco momentos em que os profissionais da saúde precisam realizar a higienização. O objetivo do Regional de Santarém foi promover uma ação para ressaltar cada vez mais a importância de mãos limpas para uma assistência em saúde segura e de excelência.
 

“A campanha é fundamental para mostrar aos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores a preocupação do hospital com a saúde e a segurança de todos eles. A prática da higienização das mãos já é uma constante aqui no hospital, mas aproveitamos a data para trabalhar isso de várias formas lúdicas e diferentes. O mais importante é fazer do HRBA um local cada vez mais seguro para quem trabalha ou busca atendimento aqui”, destacou o diretor-geral, Éder Lúcio de Souza.
 

Serviço
 

O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.
 

A unidade pertence ao Governo do Pará, e tem administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém, município cerca de 700 km de distância de Belém, capital do Pará.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp