08/05/2023 às 08h02min - Atualizada em 08/05/2023 às 08h02min

Iniciada campanha de vacinação contra febre aftosa no Pará | Portal Obidense

Campanha será realizada no período de 05 de maio a 09 junho de 2023 em 127 municípios paraenses. Serão imunizados bovinos e bubalinos de todas as idades

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

vacinação contra febre aftosa no Pará

ÓBIDOS - A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) iniciou neste dia (05) de Maio 2023, mais uma etapa da vacinação contra a Febre Aftosa, a campanha no estado abrange 127 municípios. Nessa etapa, deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades.  
 

A campanha, que normalmente inicia dia 1º de maio, foi adiada por conta de ajustes no Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC 3.0), e será realizada no período de 05 de maio a 09 junho de 2023. Neste período, o produtor poderá fazer a aquisição e aplicação da vacina, e deverá declarar à Adepará que vacinou o rebanho até o dia 23 de junho, em qualquer unidade ou escritório da Agência existente em diversos municípios do estado. 


 
A vacinação realizada em maio pela Agência de Defesa é a maior das etapas que ocorrem no estado por abranger quase a totalidade dos municípios paraenses, com exceção das regiões que possuem etapas específicas como a Ilha do Marajó e os municípios de Faro e Terra Santa, no oeste do estado. 
 
Este ano, o Pará ainda realizará as cinco etapas da campanha, mas a partir de 2024, o estado poderá suspender a vacinação da Febre Aftosa em todo o território paraense, acompanhando outros estados da federação que já não têm mais a obrigatoriedade de imunizar o rebanho, alcançando o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Por tanto, essa pode ser a última campanha de vacinação contra febre aftosa realizada em massa no estado do Pará. 
 
Pará, Área Livre de Aftosa com Vacinação - O Pará é área livre de Febre Aftosa com vacinação e no ano passado alcançou 98,98% de cobertura vacinal, acima dos 90% estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp