27/04/2023 às 09h52min - Atualizada em 27/04/2023 às 09h52min

PF desarticula quadrilha responsável por tráfico internacional de cocaína | Portal Obidense

Foram cumpridas 195 ordens judiciais expedidas pela Justiça do Tocantins

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

BRASIL - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, 26, a Operação Rota Caipira, destinada a reprimir o tráfico internacional de cocaína originada no Peru, na Colômbia e na Bolívia. O destino da droga seriam os Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
 

As medidas judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Araguaína (TO) e incluem 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores. Segundo a PF, o total de apreensões pode chegar a R$ 300 milhões.
 

Para a deflagração da operação foram mobilizados 400 policiais federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como equipes da Polícia Militar dos Estados de Tocantins, do Maranhão e do Piauí.
 

As investigações foram iniciadas em novembro de 2020, com a apreensão de 815 quilos de cocaína, na cidade de Tucumã (PA), pela Polícia Militar do Pará.
 

O esquema investigado pela PF


De acordo com a investigação, a organização criminosa adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e no Peru e realizava o transporte por meio de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão, com destino para as capitais nordestinas em São Luís, Teresina e Fortaleza.
 

A investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa.
 

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional e lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp