26/04/2023 às 17h05min - Atualizada em 26/04/2023 às 17h05min

Historiadora Obidense, lança livro que conta a história e importância dos Judeus em Óbidos | Portal Obidense

A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio José Veríssimo a Casa da Cultura. Na Oportunidade o empresário Fortunato Chocron é homenageado

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Escritora, Fabiana Fábio lança livro em Óbidos - PA


ÓBIDOS - Uma noite memorável, assim foi descrita a noite de terça-feira (25) de abril, quando a Professora, Historiadora e Mestra, Fabiana Gomes Fábio lançou oficialmente sua Obra intitulada, “Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação”.


Veja o cerimonial ao vivo CLICK AQUI

Com a presença de autoridades, integrantes da comunidade judaica, descendentes, admiradores, amigos e convidados, a cerimônia foi marcada por muitas homenagens, além é claro, do lançamento do Livro. Um dos homenageados e aniversariantes da noite, foi o empresário Fortunato Chocron, um dos Importantes nomes da comunidade judaica local, que teve grande atuação no ramo empresarial em Óbidos, e faleceu em dezembro de 2022.

A obra remonta a história da comunidade judaica no município de Óbidos e também na Amazônia, comunidade essa que migrou para a região a mais de 100 anos, e apesar da distância, diferença e dificuldades encontradas na região, não abriram mão de seus costumes e crenças, onde seguem até os dias atuais.


Portal Obidense  Publicidade 750x90

 
"Essa é uma noite memorável, para mim, pois realizei um sonho de poder apresentar uma obra que demorei 5 anos debruçada nas pesquisas para enfim poder apresentar ao público, um pequeno enredo traçado pelos imigrantes Judeus até a Amazônia, mais precisamente em Óbidos", destacou a escritora, Fabiana Fábio.

Leão Azulay, representante do Centro Israelita do Amazonas (CIAM), que esteve acompanhando o evento, parabenizou o trabalho de pesquisa detalhado.
 
"Que possamos todos agradecer essa magnífica mulher pelo trabalho realizado, foram anos de pesquisa até que esse momento pudesse acontecer, em nosso de toda a comunidade judaica da Amazônia eu quero somente agradecer a nossa Historiadora e também ao prefeito, por ter assinado o decreto e assim iniciado o processo de tombamento do cemitério judaico, que será o primeiro do Pará a ser reconhecido como patrimônio cultural", destacou.

O representante do Centro Israelita do Amazonas (CIAM), afirmou ainda, que cada família homenageada no livro, estará passando uma contribuição para que então, todas as escolas da rede municipal de ensino de Óbidos, tenham um exemplar da obra de Fabiana Fábio.


 
“É uma homenagem justa a esse legado deixado pelos judeus em Óbidos, de perseverança, insistência, de empreendedorismo e visão de futuro, características desse povo de Deus. Por isso agilizamos o início do processo de reconhecimento, do cemitério deles, como patrimônio histórico, e vamos adotar outras medidas para a preservação dessa cultura entre nós”, garantiu o prefeito, Jaime Silva.

Os interessados em comprar o livro, podem entrar em contato com o fone:  (93) 99167-0279.

Portal Obidense  Publicidade 750x90


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp