25/04/2023 às 14h40min - Atualizada em 25/04/2023 às 14h40min

Trabalho de extensão rural da SEMAB, promove a instalação de sumidouro ecológico na comunidade Arapucu | Portal Obidense

A ação oportuniza tecnologias simples e inovadoras que ajudam as famílias em melhorar a sanidade do ambiente

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Trabalho de extensão rural da SEMAB

ÓBIDOS - Nas comunidades rurais do município de Óbidos, é conhecido a dinâmica dos produtores da agricultura familiar na elaboração ou fabricação de diversos produtos alimentícios para o autoconsumo e comercialização. Temos por exemplo; a farinha, beiju, tapioca, tucupi, polpas e vinhos de frutas, doces, geleias, linguiças, queijos, entre muitos outros produtos.

Diante desse panorama produtivo empreendedor no meio rural, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB), vem oportunizando tecnologias simples e inovadoras que ajudam as famílias em melhorar a sanidade do ambiente das unidades de beneficiamento de alimentos e, assim, consequentemente, ir se enquadrando às exigências das normas sanitárias na fabricação de alimentos, o mesmo que é requisitado para obter o Selo de Inspeção Municipal – SIM, que certifica a origem e segurança da qualidade sanitária dos produtos para consumo humano.


"Estamos ajudando esses produtores a tornar os ambientes de manipulação desses alimentos que normalmente estão em nossas mesas, mais higiênico possível, e claro, o interesse deles é fundamental para a instalação dos sumidouros ecológicos", destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Roberto Pinnedo.

A primeira etapa da instalação dos sumidouros ecológicos, aconteceu na quinta-feira, (20) de abril, a SEMAB, atendendo demanda organizada de produtores familiares da comunidade Arapucu, realizou a demonstração pratica de instalação de sumidouro ecológico utilizando pneus descartados, para adequada drenagem de águas residuais da unidade de beneficiamento de peixe da senhora Celeste Santos. "Gostaria de agradecer ao secretário e ao prefeito pela ajuda, sempre que precisamos eles estão disponíveis para nós ajudar e isso é muito bom, destacou a comunitária.

A instalação desta estrutura evitará a formação de lama e ambientes infeciosos ao redor da moradia familiar.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp