06/04/2023 às 09h03min - Atualizada em 06/04/2023 às 09h03min

Governo Lula publica portaria que suspende Novo Ensino Médio | Portal Obidense

Medida vale por 60 dias, a partir da conclusão de consulta pública sobre o tema

Da Redação
revistaoeste.com

Imagem da internet

BRASIL - O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 5, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria que suspende o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e de mudanças no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O prazo de suspensão é de 60 dias, que começam depois da conclusão da consulta sobre o tema, instituída em 8 de março.


Sucinta, a portaria não traz detalhes sobre a suspensão do Novo Ensino Médio, anunciada na terça-feira 4 pelo ministro da Educação, Camilo Santana, depois de encontro com o presidente Lula.
 

A suspensão do cronograma é um gesto político, para amenizar as críticas que o governo Lula vem sofrendo sobre o tema. Parcela de especialistas, professores e alunos defende a revogação da reforma no ensino médio, por causa dos problemas acumulados na implementação, iniciada em 2022.
 

Dentre os argumentos dos críticos estão as preocupações com as “desigualdades” na educação, principalmente no tocante às escolas localizadas nas periferias dos grandes centros urbanos, nas quais os estudantes têm uma formação precária.
 

“Estamos suspendendo qualquer avanço na implementação, até que essa comissão defina, avalie, ouvindo a todos, quais serão as modificações, mudanças ou correções que faremos no ensino médio”, declarou Santana, na terça-feira. Porém, segundo o ministro, haverá ajustes no modelo, mas manteve o discurso de que a medida não será revogada, como cobram entidades estudantis. Existe a suspeita de que Camilo esteja sob pressão dos secretários estaduais de Educação, plenamente favoráveis ao novo projeto de ensino médio.
 

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017, a partir de medida provisória (que acelera a tramitação legislativa), e prevê a organização da grade horária em duas partes.
 

Pelas novas regras, 60% da carga horária dos três anos é composta por disciplinas regulares, comuns a todos os estudantes. Os outros 40% são destinados às disciplinas optativas, dentro de grandes áreas do conhecimento.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp