29/03/2023 às 09h18min - Atualizada em 29/03/2023 às 09h18min

Arqueólogos encontram moedas romanas milenares | Portal Obidense

Achados são de grande importância aos pesquisadores locais

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

INTERNACIONAL - Uma equipe de arqueólogos desenterrou duas moedas romanas de prata em uma ilha deserta no Mar Báltico, ao norte da Ilha de Gotland, na Suécia. A descoberta foi anunciada no portal do Conselho Administrativo do Condado de Gotland, na quinta-feira 23.
 

As moedas, também conhecidas como denários, são da época do imperador Trajano, que governou o Império Romano entre 98 d.C. e 117 d.C., e de Antonino Pio, que governou entre 138 d.C. e 161 d.C.
 

Os dois denários romanos foram descobertos “inesperadamente”, durante as escavações em Gotska Sandon, e representam um avanço arqueológico, visto que, anteriormente, apenas ossos de foca, resíduos de abate de vacas e uma luva de batalha foram encontrados.
 

Sobre o lugar onde as moedas romanas foram encontradas

 

Os arqueólogos acreditam que os achados podem ser restos de naufrágios espalhados na praia.
 

“O que torna este achado interessante é precisamente a localização”, disse Daniel Langhammer, do Conselho de Administração do Condado de Gotland.
 

No fim dos anos 1800, um faroleiro local alegou ter encontrado uma moeda romana na ilha, mas a notícia não teve muita repercussão. As descobertas recentes, porém, podem justificá-lo. Gotland, a maior ilha da Suécia, localização-chave no comércio marítimo no Mar Báltico e, posteriormente, uma atração na Liga Hanseática, é rica em tesouros medievais. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp