20/03/2023 às 12h00min - Atualizada em 20/03/2023 às 12h00min

Campanha Nossa Água! Cada Gota Conta? Incentiva a preservação dos recursos hídricos de Óbidos

Iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi lançada na manhã desta segunda-feira, 20

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - A campanha “Nossa Água? Cada Gota Conta?”, que promoverá uma série de debates e iniciativas para sensibilizar a população quanto à preservação da água, com foco nos principais mananciais existentes em Óbidos, foi lançada na manhã desta segunda-feira (20). A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio do Instituto Federal do Pará, campus Óbidos.
 

Um evento realizado na Escola Municipal Felipe Patroni marcou o início da campanha, que se estenderá até 30 de março, com a realização de palestras em escolas da rede municipal nos meios urbano e rural, projetos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, além de panfletagens, fixação de cartazes e repasse de orientações em vias públicas, estabelecimentos comerciais e na área portuária em frente à cidade.



 
O secretário de Meio Ambiente de Óbidos, Diego Ferreira, explica que a atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quarta-feira (22), além de alertar a população para a importância de preservar os mananciais e diminuir o consumo da água.
 
“A Secretaria de Meio Ambiente sempre teve a visão de que a educação ambiental tem que ser o carro-chefe da pasta. O público-alvo que buscamos são as pessoas que vão causar ou não, futuros danos ao meio ambiente, que são as nossas crianças, jovens e adolescentes. Vamos passar informação e fazer esse público, multiplicadores das ações de prevenção e consumo consciente da água”, explicou o secretário.
 
Em Óbidos, a expansão urbana de forma desordenada vem ameaçando os mananciais hídricos, principalmente os que estão na cidade ou ao entorno dela. Por isso, a Semma está adotando medidas que visem diminuir esse impacto, com o reflorestamento de áreas degradadas próximo à nascentes ou leitos de pequenos igarapés.


 
“Realizamos na semana passada a plantação de mudas de algumas espécies próximas ao igarapé do ‘Frio’, no bairro São Francisco, com o objetivo de recuperar aquela área que há algum tempo foi degradada. Já fizemos o levantamento de todas as áreas de nascentes dentro do município, onde vamos intervir diretamente para recuperar e manter preservadas essas áreas. Por meio da educação ambiental também estamos atuando no meio rural com o mesmo objetivo”, ressaltou Diego.
 
Na programação de lançamento da campanha, aconteceu um momento de interação com os alunos da Escola Felipe Patroni, com o repasse de panfletos e de orientações quanto ao uso consciente da água e a importância de não poluir os rios e igarapés que cercam a cidade, que está localizada no perímetro mais estreito e profundo do Rio Amazonas, considerado o maior do mundo em extensão e volume de água.
 
“É uma satisfação receber uma campanha como essa. Diariamente trabalhamos aqui na escola essa temática. Temos um projeto na escola chamado de ‘lixeira seletiva’, que também busca a conscientização da destinação do lixo correto, o que evita por exemplo, a poluição dos nossos rios. A escola Felipe Patroni abraça essa causa”, destacou Ademar Sarrazin, diretor do educandário.
 

O prefeito Jaime Silva participou do evento de lançamento da campanha e destacou os esforços do governo municipal, para manter preservados os recursos hídricos do município.
 
“Nós temos projetos e estamos em fase de captação de recursos, para realizar a drenagem dos rios, lagos e igarapés que sofrem com o assoreamento, além de desativar o lixão existente, para criar um aterro sanitário. São investimentos complexos, mas que já estão em andamento. Água é vida, e por isso apoiamos campanhas como essa que a Semma está realizando”, finalizou o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp