20/03/2023 às 09h24min - Atualizada em 20/03/2023 às 09h24min

Conheça o oásis de fósseis no Canadá | Portal Obidense

A região de Nova Brunswick abriga registros fósseis em abundância

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

CANADÁ - No Canadá existe um paraíso para os entusiastas da paleontologia, um verdadeiro oásis de fósseis. Trata-se da Baía de Fundy, localizada em Nova Brunswick, na costa leste do país. O local apresenta uma peculiaridade: a vazão das marés chega a 12 metros duas vezes por dia, assim a região tornou-se o esconderijo perfeito para fósseis na América do Norte. Na maré baixa os pesquisadores precisam lutar contra o tempo a fim de vasculhar as rochas à procura de animais fossilizados. O lugar é tão curioso que até os turistas ajudam os cientistas nas prospecções.  
 

A abundância paleontológica na região é conhecida desde a década de 1840, quando a mineração de carvão revelou uma quantidade extraordinária de fauna e flora fossilizadas. Os cientistas dizem que ao longo das eras evolutivas da Terra o local tem sido uma verdadeira incubadora vulcânica de vida invertebrada; uma floresta tropical rica em oxigênio e biodiversa. Dinossauros e mastodontes habitavam a Nova Brunswick, o oásis de fósseis do Canadá. 
 

Descobertas recentes, inclusive, revelaram pegadas de animais pré-históricos nas rochas do local. Nas pesquisas paleontológicas feitas nos últimos três anos, os cientistas do Museu de Nova Brunswick registraram a mandíbula de um protorréptil do tamanho de uma salamandra, e as pegadas de um dinossauro com apenas 5 centímetros de comprimento. Os cientistas também encontraram o fóssil de uma asa de libélula do tamanho da asa de um falcão. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp