14/03/2023 às 09h10min - Atualizada em 14/03/2023 às 09h10min

Prefeitura de Óbidos realiza campanha de vacinação antirrábica

Imunização contra a raiva em cães e gatos acontecerá em todos os bairros da cidade, de casa em casa

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Vacinação antirrábica - Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - Está sendo realizada pelo Setor de Endemias e Zoonoses, desde a semana passada, por meio de visita domiciliar, a vacinação antirrábica para cães e gatos. A imunização é uma iniciativa da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 

A vacinação é
 
destinada para todos os cães e gatos saudáveis, a partir de três meses de idade, exceto fêmeas em estado gestacional.
 
A médica veterinária Larissa Paiva, que coordena o Setor de Endemias, explica que a vacinação é de extrema importância para manter os pets fora de perigo, já que a raiva é uma doença infecciosa, causada por um vírus, transmitida pela saliva quando o vírus se aloja em ferimentos ou lesões.



 
“Esse vírus é mortal. Ele atinge tanto o sistema nervoso central como o sistema nervoso periférico, disseminando em outros órgãos, inclusive nas glândulas salivares dos animais, e nesses casos a mordida de um cão ou gato representa um grande risco à saúde humana”, afirmou.
 
A vacinação iniciou na semana passada pelo bairro de Santa Terezinha. Esta semana, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) percorrerão o bairro Perpétuo Socorro. O trabalho é realizado sempre no período da manhã.
 
Larissa alerta para a importância de a população receber os vacinadores, que estão devidamente identificados, e ajudá-los na imobilização dos animais para evitar incidentes.


 
“A gente pede que cada tutor disponibilize a coleirinha, a corda ou focinheira. Não estamos disponibilizando esses materiais para evitar a transmissão de outras doenças. Essa é também uma medida preventiva. Caso o animal já tenha o controle vacinal, apresente para os vacinadores para que eles façam as devidas anotações, do contrário, uma carteirinha será disponibilizada”, informou a médica veterinária.
 
Ao todo, 10 mil doses devem ser disponibilizadas para a campanha de vacinação antirrábica animal. Cerca de 4 mil doses destinadas aos animais do meio urbano, e outras 6 mil para imunizar cães e gatos da área rural, etapa essa que iniciará no mês de maio.
 
Cronograma de vacinação

13 a 15 de março – bairro Perpétuo Socorro;
16 a 18 de março – bairro Cidade Nova;
20 e 21 de março – bairro Bela Vista;
22 e 23 de março – bairro Lourdes;
24, 25, e 27 de março – bairro Centro.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp