11/03/2023 às 09h27min - Atualizada em 11/03/2023 às 09h27min

Pará avança em ações integradas e reduz o desmatamento no território estadual | Portal Obidense

Diminuição demonstra o êxito do trabalho em rede e que passa a acontecer de forma permanente, por meio da operação 'Curupira'

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

PARAÁ - Na contramão dos Estados Amazônicos, o Pará apresentou queda dos alertas de desmatamento segundo o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).  Em toda a região, foi registrada uma alta de 48% nos alertas de desmatamento no período, enquanto que no Pará a diminuição garantiu a preservação de 3km2, o que já demonstra resultado do trabalho feito de forma integrada e que passou a ocorrer de forma perene, desde o dia 15 de fevereiro, por meio da operação Curupira. A expectativa é que o desmatamento diminua ainda mais com a implantação de bases fixas. Os dados analisados pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) foram divulgados nesta sexta-feira, 10. 
 

Segundo dados do Deter, em fevereiro de 2023 foram registrados 290,75 km2 de área recoberta por alertas de desmatamento em toda a região da Amazônia Legal. Em relação ao período 2021-2022, o desmatamento na Amazônia foi 48% maior que o período atual, enquanto que o Pará obteve redução de 5%. Dentre os estados que apresentaram maiores aumentos, destacam-se o Mato Grosso com 107%, Roraima e Rondônia com 28%.
 

Ao analisar os dados acumulados do calendário Prodes (agosto a fevereiro), os meses mais críticos correspondem aos meses de agosto e setembro, que antecederam ao período eleitoral, e quando ainda estavam em vigor medidas que ocasionaram o relaxamento de fiscalização ambiental por parte do Governo Federal, que possui jurisdição de 70% do território paraense.
 

“O governo do Pará sempre agiu no combate à ilícitos ambientais ao tempo em que fomenta a mudança do uso do solo e a uma nova matriz econômica e um desenvolvimento socioambiental sustentável realizando ações previstas dentro do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).  Atualmente, estamos agindo de forma mais enérgica por meio da Operação Curupira. Por outro lado, com o início da implantação do Plano Estadual de Bioeconomia queremos dar outra opção de renda para aqueles que tiravam o seu sustento de atividades ilegais”, pontuou o secretário de meio ambiente e sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida. 
 

Operação Curupira - Implementada pelo Decreto governamental n° 2.887, publicado em 15 de fevereiro, a Operação “Curupira” fortalece a presença do Estado em regiões de alta ocorrência de diversos crimes ambientais, como desmatamento, exploração ilegal de recursos naturais, incêndios florestais e outros atos ilícitos que causam impactos à natureza.
 

Com o objetivo de estabelecer presença contínua na região com ações de curto e longo prazo, a Operação “Curupira” inicialmente instalou em São Félix do Xingu a primeira base fixa para alinhamento, deliberações e demais procedimentos necessários. Em seguida, mais uma base foi instalada no município de Uruará, Oeste do estado. A instalação de uma terceira base está prevista para os próximos dias no município de Novo Progresso, no Sudoeste.
 

A Operação “Curupira” é realizada de forma integrada pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Fazenda (Sefa) e de Administração Penitenciária (Seap); das polícias Militar, Civil e Científica; do Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil e da Agência de Defesa Agropecuária do Pará. O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) garante o apoio logístico e aéreo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp