08/03/2023 às 11h44min - Atualizada em 08/03/2023 às 11h44min

Expo Startup Pará apresenta iniciativas de inovação em Santarém, no oeste estadual | Portal Obidense

Programa do governo do Estado, desenvolvido pela Sectet, promoveu feira de empreendimentos com destaque para produtos inovadores no mercado

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará

SANTARÉM - Produtos com pouca evidência no mercado, oriundos do saber tradicional, e que mantêm a floresta em pé, são impulsionados pela Deveras Amazônia Ltda, empresa de alimentos como geleias e licores, localizada em Santarém, oeste do estado. O empreendimento, atendido pelo Startup Pará, foi um dos novos negócios que participou da Expo Startup Pará promovida pelo programa no município, nos dias 2 e 3 deste mês.
 

Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o programa Startup Pará auxilia o desenvolvimento de ideias inovadoras, e promove a geração de negócios. A feira realizada, neste início de março, em Santarém, contou com a participação de dezenas de empresas assistidas pelo programa do governo estadual. O evento ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), durante a ativação do Centro de Inovação da ACES Tapajós (CIAT).
 

“Eventos que tenham interação com o ecossistema de inovação na Amazônia são de extremo valor para o fortalecimento da cadeia de bioeconomia na região. É uma oportunidade de conhecer outras iniciativas, e ainda de fazer network, gerar visibilidade e mostrar o valor da biodiversidade amazônica”, reforça Valéria de Moura, CEO da empresa Deveras Amazônia Ltda.
 

Coordenadora do Startup, Maria Trindade observou que “Santarém e a região Tapajós vêm se destacando quando assunto é inovação. 31 propostas do município participaram de diferentes editais do programa e estiveram na Expo Startup Pará. Essa oportunidade ocorre por meio da conexão dos atores e apoio do governo do Estado, inclusive fazendo referência ao centro de inovação, um instrumento para o desenvolvimento sustentável da região”, disse ela.
 

Até agora Santarém foi o segundo maior município com mais submissões de ideias nos editais do programa. Durante a programação, os expositores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos ao público. A empresa Ekilibre mostrou exemplos da biotecnologia aplicada no desenvolvimento de produtos, utilizando sementes, raízes e frutos com bioativos amazônicos de alta performance.
 

“O carimbo “Amazônia” no cenário nacional e internacional, é incontestável e veio para ficar. Não é somente uma construção de marketing, mas nós, autenticamente, fazemos parte da realidade da floresta amazônica. Ao participar desta feira temos a oportunidade de expor os itens que fabricamos e que vêm sendo premiados no Brasil e no exterior”, enfatiza Maria José Freitas, sócia proprietária.
 

Um showcase sobre oportunidades e jornadas de empreendedorismo foi realizado no evento, com destaque sobre os editais abertos, e as trilhas de capacitações realizadas pelo Startup Pará. Essa foi a segunda feira de inovação realizada pelo programa. A primeira foi ano passado durante o Inova Day, evento do programa Decola, iniciativa da Universidade do Estado do Pará. A equipe técnica planeja a realização de mais uma feira, definida como Elas Inovam, prevista para a próxima terça-feira, 07, e que visa dar visibilidade ao empreendedorismo feminino.
 

Além dessas oportunidades, iniciativas atendidas pelo programa também já marcaram presença na Feira da Indústria do Pará, FIPA, e na Feira Pará Negócios, ambas realizadas no ano passado e com grande relevância na região Norte.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp