03/03/2023 às 11h37min - Atualizada em 03/03/2023 às 11h37min

Representantes dos territórios Quilombolas de Óbidos, Monte Alegre e Alenquer, participam de capacitação | Portal Obidense

Durante 5 dias, os debates devem ocorrer com foco no cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais

Por: Elton Pereira
Reportagem: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Qilombolas de Óbidos, Monte Alegre e Alenquer - particpam de requalificação
ÓBIDOS - Realizado pela Secretaria de Meio ambiente e Sustentabilidade (Semas), está acontecendo no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Óbidos, a Capacitação em Cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais. (CAR PCT), que tem como objetivo delimitar as áreas ambientais dentro de cada território quilombola, e assim, facilitar o acesso dos assistidos a vários programas disponibilizados pelo governo.
 
O evento que iniciou nesta sexta-feira, 3 segue até o dia 7 de março, com participação de representantes dos territórios Quilombolas de Óbidos, Monte Alegre e Alenquer.



 
"A capacitação de hoje é fundamental para que nós possamos compreender a abrangência de cada área ambiental, e assim o povo quilombola poder a partir de então, ter acesso a ferramentas, como por exemplo o próprio PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), plantando em sua área e disponibilizando o alimento ao município", destacou o Presidente da ARQMOB - Associação Remanescente de Quilombos do Município de Óbidos, Douglas Sena.
 

No baixo Amazonas, existem 6 municípios com territórios quilombolas, que são acompanhados pela Malungu (Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará), que tem um papel importante na luta por assegurar os direitos dos povos quilombolas.
 
Após o término do evento, cabe a cada representante de território, realizar o processo necessário para que de forma coletiva, o CAR seja disponibilizado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp