02/03/2023 às 14h29min - Atualizada em 02/03/2023 às 14h29min

SEMMA de Alenquer realiza manejo de mais de 1.000 Quelônios | Portal Obidense

As espécies foram retiradas da reserva "Nova Aurora" para cuidados e em seguida serão devolvidas a natureza

Por: Marcelo Luiz
Indoemações e Reportagem: Kaby Martins

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Manejo de Quelônios

ÓBIDOS - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) do município de Alenquer está realizando um trabalho de manejo de mais de 1.000 (Mil) Quelônios oriundos de uma reserva chamada "Nova Aurora", um local monitorado 24 horas por dia pelos agentes de fiscalização do órgão.

Os agentes por sua vez, seguindo toda a linha de preservação ambiental, fazem a retirada de espécies como tracajá, tartaruga, o famoso "pitiú", e logo após os ovos eclodirem realizam o manejo para um local onde passarão por cuidados.

A bióloga Karina Salomão (Servidora pública da SEMMA) em entrevista ao repórter Kaby Martins fala de como esse processo acontece na prática.



 
"A SEMMA aqui de Alenquer se preocupa diretamente com as questões de preservação ambiental, tanto é que nós temos uma ilha que mantemos os cuidados ambientais nesse local, os nossos agentes ficam por lá 24 horas por dia protegendo e fazendo a marcação dos ninhos após os ovos eclodirem." disse Karina Salomão (Bióloga da SEMMA Alenquer).


De acordo com a bióloga, esse processo de resgate dos Quelônios se faz necessário para que eles possam ser cuidados longe dos predadores, haja vista que em seu hábitat natural é comum a presença de outras espécies de animais que estão em busca de alimento.

Segundo Karina, após todas as etapas, os mais de 1.000 Quelônios serão reintegrados a natureza, e a mesma ressalta a importância da preservação por parte dos ribeirinhos, para que eles não interfiram na ordem natural, e que ajudem na conservação das espécies.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp