20/02/2023 às 22h00min - Atualizada em 20/02/2023 às 22h00min

Bloco Unidos do Morro desfilou na Segunda-feira Gorda de Carnaval em Óbidos | Portal Obidense

A agremiação trouxe para a avenida seus famosos destaques, junto é claro do seu personagem o "Mascarado Fobó, e em seu tema principal "Ícone da Vida o Anfitrião da Folia" encantou a quem assistia

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Bloco Unidos do Morro
ÓBIDOS - A segunda-feira (20) gorda de Carnaval em Óbidos foi bastante agitada, e não foi para menos, afinal o ícone maior do Carnapauxis pôde mostrar toda a sua irreverência no corredor da folia, o mascarado fobó comandando o bloco Unidos do Morro.

Em 2023 o Morro do Camelo destacou o Guardião da Amazônia em seu tema principal, sendo "O mascarado, ícone da Vida o Anfitrião da Folia", sendo representado por diversas alas cheias de encantos e homenagens.





Porta Estandarte do Morro

Pela 5° (quinta vez), a jovem Ketlheyn Siqueira Canto de 19 anos de idade desfilou como iten destaque do bloco, abrindo alas como  Porta Estandarte. A mesma utilizou uma fantasia que fazia referência a imponência da magia no horizonte do Morro.
A criação do modelo da fantasia é de autoria do artista parintinense "Pakita".



Comissão de Frente

Essa ala era formada por 13 jovens, que dentro do proposto foram fantasiadas de profissionais da área da saúde homenageando assim a classe que foi de fundamental importância no período da pandemia.



Rainha do Morro

O item destaque Rainha era representado pela jovem Iandra Ferreira Siqueira de 27 anos de idade, com detalhes em sua fantasia que faziam referência a Soraya a Guerreira Imperatrice, um momento de lembrar sobre a salvação que a ciência nos trouxe através da vacina contra a Covid-19, tendo a profissional da saúde Soraya a primeira do País a receber a dose.
 
 
 
Mascarados Gigantes

A famosa ala dos Fobós Gigantes esteve abrilhantando o corredor da folia, com sua apresentação digna de um evento a altura. As indumentárias estavam sendo conduzidas por 10 homens.


Ala da homenagem

O bloco do mascarado fobó homenageou em plena avenida um dos maiores incentivadores não só do Carnaval, mas também da cultura como um todo, o eterno folião João Castro de Araújo (Jhenifer), que infelizmente partiu deste plano terrestre em setembro de 2022. O eterno folião do Morro exercia um papel de extrema importância na causa LGBTQIA+.

Durante o percurso do bloco ainda era possível assistir ao desfile dos mascarados fobós Mirins, que de acordo com os mais experientes serve como incentivo para uma nova geração continuar com as tradições carnavalescas, principalmente a de nunca abandonar o dominó, máscara, capacete e a maizena.



Ala do Frevo e Baianas

A ala do frevo era fácil de se notar, isso porque no pelotão as cores fortes como vermelho, laranja e azul estavam em evidência através das fantasias, que esse ano traziam a temática dos Guardiões da Magia do Mascarado Fobó.

Já as baianas levaram para o corredor da folia o tema: "Soberania e Resistência Pós-Covid-19, com bastante entusiasmo celebrando o retorno do Carnaval em todo o Brasil, em especial na cidade presépio. A ala é tradição no bloco do Morro, e foi criada através do obidense Anilson Assunção.
 
Blocos alternativos
 
A agremiação tenta manter vivo a tradição dos blocos alternativos, que ao longo dos tempos foi sendo esquecida. Essa tradição iniciou nos anos da década de 90, e em 2023 ainda estão em atividade o Bloco do Flamengo, MSC dentre outros.

O bloco Unidos do Morro chegou na Praça da Cultura por volta das 20h:30mn, com todos os destaques mencionados acima, brincantes e simpatizantes, todos curtindo uma boa música de Carnaval nos dois trios-elétricos comandados pelas bandas Forró dos Top's e banda Lazer.



Em um dos trios, foi possível prestigiar o cantor e compositor e obidense Paulo André Chaves (P.A Chaves), que esse ano foi o intérprete da música oficial do Bloco denominada "O Anfitrião da Folia", música essa escrita por Vanderlei Brandão e João Andrade.

Ainda no palco do Carnapauxis todos os olhares se voltaram para os itens que se apresentavam, com participação novamente de P.A Chaves, e em um certo momento o cantor obidense Marcos Cley conhecido como "Capitão da Folia" encantou a todos cantando a música do bloco Unidos do Morro 2008 "Horizonte do Morro".

As 22h:30mn a chuva apareceu na terra dos pauxis, mas nada que impedisse o bom folião de brincar, ou seja, ninguém arredou o pé do Fobódromo e continuaram a ouvir muito Carnaval ao som da banda Brisa Show.

Nesta terça-feira (21) é o último dia de folia na terra de mascarado fobó, e pra fechar com chave de ouro as virgens desfilarão no corredor da folia, mostrando toda beleza de suas produções no bloco das virgens.

VEJA TODAS AS FOTOS - CLICK AQUI



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp