11/02/2023 às 11h04min - Atualizada em 11/02/2023 às 11h04min

Lula: ‘Forças Armadas não participam mais do processo político’ | Portal Obidense

Declaração do presidente ocorreu em entrevista à CNN, durante viagem aos Estados Unidos

Da Redação
revistaoeste.com

Portal Obidense  Publicidade 790x90

revistaoeste.com

BRASIL - Em meio à agenda oficial que cumpre nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN, na sexta-feira 10.
 

O atual chefe do Executivo afirmou que as Forças Armadas não vão mais participar do “processo político” brasileiro. A fala aconteceu em resposta a uma pergunta da jornalista sobre as nomeações de militares em cargos estratégicos do governo feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
 

“Estamos detectando todas as pessoas que foram contratadas e afastando do governo”, disse Lula. “Toda essa gente será mudada”, observou.
 

De acordo com o presidente, o novo comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva — entrou no lugar do general Júlio César de Arruda —, tem “noção de que as Forças Armadas não podem se meter em política”.
 

“Daqui para frente, as Forças Armadas brasileiras não participarão mais do processo político”, disse Lula à jornalista. “Quem quiser participar, tira a farda, se candidate e enfrente a situação política da forma que o cidadão civil enfrenta, e não tentar enfrentar a situação vestido de militar”, declarou.
 

A demissão do general Arruda ocorreu depois das manifestações de 8 de janeiro, em Brasília. Na época, o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a troca ocorreu em razão de uma “fratura no nível de confiança” do Executivo em relação às Forças Armadas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp