08/02/2023 às 14h36min - Atualizada em 08/02/2023 às 14h36min

Polícia Militar de Óbidos apreende embarcação com pescado proibido | Portal Obidense

Aproximadamente 20 toneladas de peixes da espécie Mapará, Tucunaré, Dourada e Pescada foram encontradas no convés do B/M Motor Salmo 16

Por: Marcelo Luiz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Apreensão - Crime ambiental

ÓBIDOS - Por volta das 03 horas da manhã desta quarta-feira (08), a equipe da Polícia Militar de Óbidos realizou a abordagem em uma embarcação oriunda do Estado do Amazonas, onde na mesma foi encontrada com várias toneladas de pescados, dentre eles o Mapará que ainda está no período do defeso, ou seja, que não pode ser capturado.

A embarcação foi localizada pelas autoridades de fiscalização nas proximidades da comunidade Parú, e após o flagrante do Crime Ambiental os 7 tripulantes e  as 20 toneladas do pescado foram conduzidos até a sede do município de Óbidos. Major David Samarone, Comandante da 29° Companhia Independente de Polícia Militar falou sobre a operação.



 
"Em uma operação conjunta com os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), por volta das 03 horas da manhã desta quarta-feira após uma breve investigação flagramos o crime ambiental, a embarcação e todo o pescado foram apreendidos". Disse Major David Samarone (29° CIPM Óbidos).

Na embarcação haviam espécies como Pescada, Dourada e Tucunaré, que não estão na lista do defeso, porém foram apreendidas por estarem acondicionados junto ao pescado proibido que é o Mapará.

Por volta das 08 horas a embarcação apreendida e a polícia militar atracaram no porto do município, tendo apoio a partir daquele momento dos agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que assumiram a operação realizaram todo processo de autuação, pesagem e retirada do pescado.


 
“O órgão ambiental está trabalhando com foco nas campanhas de orientação e educação ambiental desde o início do defeso, mas as denúncias e flagrantes de crimes ambientais estão sendo investigados e diante da constatação todo o rigor necessário e aplicado para que não haja reincidência" destacou Diego Ferreira (Secretário de Meio Ambiente).

Segundo a Polícia Militar, a embarcação partiu da região de Parintins-AM e que teria como destino a cidade de Cametá-PA, onde as 20 toneladas do pescado seriam entregues para comercialização.

Vale ressaltar que o período do defeso se encerra no dia 15 de março, e que até essa data as espécies como Mapará, Arauanã, Caparari, Matrinxã, Pacú, Pirapitinga, Sardinha e Surubim não poderão ser capturadas, sob pena de multa aos que forem flagrados nesse ato ilegal.

Todo pescado foi retirado da embarcação e levado para distribuição aos bairros periféricos da cidade de Óbidos, contudo os 7 tripulantes foram apresentados na delegacia de polícia civil e até o fechamento dessa matéria a embarcação estaria sob posse das autoridades de fiscalização.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp