02/02/2023 às 21h36min - Atualizada em 02/02/2023 às 21h36min

Câmara reconduz Arthur Lira à Presidência | Portal Obidense

Ele recebeu 464 votos, maior votação da história da câmara, e superou Marcel Van Haten e Chico Alencar.

Bruno Lourenço
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado
BRASIL - Diferentemente do Senado, que teve eleição para 27 das 81 vagas em outubro passado, na Câmara todos os 513 cargos estiveram em disputa. Os novos deputados e os reeleitos tomaram posse pela manhã e de tarde escolheram o presidente e a mesa da Casa para os próximos dois anos. Arthur Lira, do PP de Alagoas, foi eleito em primeiro turno, já que obteve 464 votos, mais do que os 257 necessários para se configurar a chamada maioria absoluta, metade mais um de 513 deputados. Foi a maior votação da história. Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, teve 21 votos e Marcel Van Haten, do Novo do Rio Grande do Sul, foi apoiado por 19 deputados. A primeira vice-presidência ficou com Marcos Pereira, do Republicanos de São Paulo, e a segunda vice com Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro. Luciano Bivar, do União Brasil de Pernambuco foi eleito para a primeira secretaria, Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul para a Segunda, Júlio Cesar, do PSD do Piauí para a Terceira e Lucio Mosquini, do MDB de Rondônia, para a Quarta Secretaria. O presidente eleito, Arthur Lira, afirmou que o diálogo e o voto são o melhor caminho para a democracia. Acrescentou que o País pede uma melhoria no sistema tributário, que a Câmara não será subserviente, e fez uma defesa da liberdade de expressão.

 
Quero estabelecer com o Poder Executivo não uma relação de subordinação mas de um pacto para aprimorar e avançar aprimorar nas políticas públicas a partir da escuta cuidadosa de opinião e sugestão das nossas comissões. Inclusive faço a defesa firme do nosso sagrado direito à liberdade de expressão, desde que isso não represente uma ameaça ao único regime que nos concede esse direito que é a nossa democracia.

 
O presidente da Câmara, assim como o do Senado, é o responsável pela definição da pauta de votações. Entre as atribuições exclusivas do presidente da Câmara está a de admitir pedidos de impeachment do presidente da República. A Mesa da Câmara é responsável pela direção dos trabalhos legislativos, dos serviços administrativos e pela promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. A Mesa é formada pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp