01/02/2023 às 15h30min - Atualizada em 01/02/2023 às 15h30min

Você sabia? Bloco Xupa Osso fez arrastão na cidade de Santarém-PA no ano de 2004 | Portal Obidense

Na época, mais de 50 brincantes representantes do bloco saíram de Óbidos com destino a Santarém-PA, com o intuito de divulgar o bloco e promover a marca "Carnapauxis"

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Canela de Vidro - Xupa Osso em Santarém

ÓBIDOS - Um dos blocos mais tradicionais do Carnapauxis Obidense realizou o projeto do arrastão do Xupa Osso no município de Santarém, isso a 19 anos atrás no ano de 2004, quando a coordenação do bloco e uma turma de amigos decidiram divulgar a cultura carnavalesca em plena avenida central da querida Pérola do Tapajós.

A viagem começa a bordo do Barco Motor Jean Carlos que na época era referência no quesito transporte Hidroviário pela região da Calha Norte, tendo como apoiador um dos maiores empresários Obidense José Azevedo de Aquino (in memória).

Já em solo santareno, concentrados na Praça São Sebastião, o bloco começou a mostrar a cultura do melhor carnaval de rua da Amazônia, com direito a trio-elétrico, ícones como o próprio mascarado fobó, canela de vidro, dentre outros, sob comando do presidente do bloco na época Jorge Ary Ferreira (Jorjão).




 
"Estamos satisfeitos com o que aconteceu até agora, a receptividade do povo de Santarém foi tão grande, eu não esperava essa quantidade de pessoas que já aderiram a brincadeira da maisena. O nosso macaco fantasia, canela de vidro fazendo sucesso aqui, certamente o objetivo de divulgar o nosso Carnapauxis foi alcançado." destacou Jorge Ary (em 2004 presidente do Bloco Xupa Osso).

Em meio ao bloco, a imprensa local estava realizando a cobertura do evento, tendo como registro televisivo da TV Ponta Negra filiada ao SBT, que aproveitou para entrevistar uma das figuras do Carnaval de Óbidos, o saudoso "Canela de Vidro", e a nobre repórter lhe perguntou:
"Estamos aqui com o Canela de Vidro, qual a sua idade?"  E canela com muito humor lhe respondeu "Setenta e tantos anos".

 A repórter então continuou a entrevista: "Quando o senhor começou a brincar Carnaval?"

- Canela de Vidro: "Desde que me entendo por gente".

- Repórter: "O que faz um obidense deixar a sua terra para brincar o Carnaval em Santarém?" E com toda a sua irreverência Canela de Vidro respondeu: "É que me disseram que aqui não tinha "Diabo" e eu vim pra cá!"



Durante a programação o trio-elétrico tocava várias músicas do bloco Xupa Osso, e isso fez com que os foliões pulassem, brincassem e se divertissem com a euforia lá em cima, tomando conta da Praça São Sebastião, com muita maisena e alegria diante de centenas de obidenses e santarenos.

O evento foi um sucesso, e a prova de que isso é verídico está estampado em todos os anos na época de fevereiro, quando milhares de turistas visitam Óbidos em busca do carnapauxis, inclusive os amigos da cidade de Santarém.

A matéria possui direitos autorais da TV Sentinela da Amazônia que em 2004 era filiada a Rede Bandeirantes de Televisão, tendo como equipe de cobertura o repórter Adilsom Moraes, a repórter Regina Figueira e o cinegrafista Jorge Brasília.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp