05/01/2023 às 21h55min - Atualizada em 05/01/2023 às 21h55min

Campanha Janeiro Branco, trata importância da promoção e proteção da saúde mental | Portal Obidense

Órgãos responsáveis, trabalham para fortalecer a rede de tratamento e prevenção

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Saúde mental

ÓBIDOS – A campanha é intensificada em janeiro, mas o trabalho constante de manutenção e expansão de dispositivos que auxiliem a população paraense a lidar com essas questões é durante todo o ano. Por isso, os Governos Municipal e Estadual trabalham para fortalecer a rede de apoio de cuidados com a saúde mental e disseminar informações sobre o assunto.

Segundo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps- Óbidos) os serviços disponibilizados serão intensificados, além de serem realizadas também palestras ao público, e outras ações como atividade de meditação e interação entre as pessoas atendidas pela academia de saúde do município e profissionais da saúde.

As ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem o objetivo de promover orientações sobre a importância do autocontrole uma das formas que ajuda a melhorar a saúde mental.
 
Janeiro é oportuno para a campanha por ser o início do ano, quando muitas pessoas refletem sobre situações vividas no último ciclo e planejam novas mudanças de importantes aspectos da vida. Ambas as situações podem ser consideradas gatilhos para transtornos de saúde mental, como crises de ansiedade e até depressão.
 
Segundo a SESPA (Secretaria de Estado de Saúde Pública), no Pará, os números de casos de suicídio e diagnósticos de depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente, principalmente em pessoas jovens de 15 a 29 anos, para o tratamento, é possível buscar atendimento diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições que visam a substituição dos antigos hospitais psiquiátricos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp