03/01/2023 às 16h17min - Atualizada em 03/01/2023 às 16h17min

Governador Helder Barbalho recebe a faixa em Santarém de representantes de vários segmentos sociais | Portal Obidense

A solenidade simbólica de posse foi realizada no Centro Cultural João Fona, na sede municipal. Na terça-feira, ocorrerá em Breves, no Marajó.

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Agência Pará
SANTARÉM - O encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas compôs o cenário amazônico na solenidade de posse simbólica do governador reeleito do Pará, Helder Zahluth Barbalho, no município de Santarém, polo econômico, turístico e cultural da região Oeste, nesta segunda-feira (02). Reeleito com 70,41% dos votos válidos (3.117.276 votos), o maior percentual entre os 27 governadores, e o primeiro chefe do Executivo Estadual a vencer as eleições em primeiro turno no Pará desde a redemocratização, Helder Barbalho inicia aos 43 anos o segundo mandato à frente do governo com o compromisso de avançar nas conquistas já obtidas nos primeiros quatro anos de gestão, principalmente na integração de um estado continental e diverso como o Pará.

 

Na solenidade realizada no Centro Cultural João Fona, pessoas de vários segmentos sociais entregaram a faixa ao governador, que estava ao lado da vice-governador eleita, Hana Ghassan. Entre elas estava Claudionor Araújo, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis), um dos 116.636 eleitores do município que depositaram nas urnas o voto de confiança no trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará no período de 2019 a 2022.

 
“Estou muito feliz em fazer parte da história do Pará, juntamente com o nosso governador. Entregar essa faixa pra ele é um momento de muita emoção. Aqui estou representando mais de 1.500 pessoas com deficiência que moram em Santarém", ressaltou.

 
Claudionor entregou a faixa ao governador juntamente com o artesão Roque Lima; o médico Tardélio Torquato Mesquita, que atuou no Hospital de Campanha de Santarém, instalado pelo governo do Estado durante a pandemia de Covid-19; Edno Cortezia, produtor rural, e as crianças indígenas Yara Kumaruara e Enzo Arapiun.

 
“Eu sou médico e participei da linha de frente no combate à Covid-19 no Hospital de Campanha em Belém, e logo depois vim pra Santarém, onde trabalhei durante a segunda onda da Covid. Pra mim, é um honra representar a minha categoria em uma homenagem tão singela, mas ao mesmo tempo tão importante para quem arriscou a sua vida para salvar a do próximo”, disse Tardélio Mesquita.

 
Novo ciclo – Após passar em revista a tropa, conforme o protocolo, Helder Barbalho ressaltou em seu pronunciamento a honra de ter sido escolhido pelo povo paraense como gestor do Estado para os próximos quatro anos. "Quatro anos atrás nós iniciávamos um novo ciclo, o desafio de mostrar ao Pará que o governo do Estado tinha a capacidade gerencial de governar de maneira atenciosa e igualitária. Pudemos mostrar que as distâncias territoriais não seriam mais obstáculos para o acesso a serviços, e não ter mais olhar distintos entre a capital e o interior. Ao longo destes quatro pude percorrer os 144 municípios do Estado. Nesta região, pude estar de Almeirim até Faro, percorrendo toda a Calha Norte, e estar presente na região de terra firme, no planalto, e também nas regiões dos lagos e ribeirinhas, sem esquecer da Transamazônica (BR-230) e da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Fizemos o maior pacote de investimentos em estradas da história do Oeste do Pará, a exemplo da Calha Norte, que em apenas nesta gestão chegou a 200 quilômetros de pavimentação”, destacou o governador.

 
Helder Barbalho também assinalou os avanços no transporte hidroviário em toda a região de Integração Baixo Amazonas. “Aqui fizemos o Terminal Hidroviário mais moderno do País. Levamos terminais hidroviários para os municípios de Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Curuá, Óbidos, Faro e Terra Santa, e também para Santana do Tapará (em Santarém)”, enfatizou.

 
Nas áreas de infraestrutura, segurança e saúde, o chefe do Executivo destacou os investimentos no “ginásio poliesportivo mais moderno do Pará e no Centro de Convenções de Santarém. Investimentos em orlas em Santarém e várias outras cidades. Na área da segurança fizemos o chamamento de 7 mil novos colaboradores.
Implantamos em Juruti a assistência em saúde, além do barco Papa Francisco, e recolhemos em uma noite 11 pacientes em leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), para que as pessoas não perdessem suas vidas”.

 
As solenidades simbólicas de posse, já realizadas em Marabá, na Região Sudeste, e Santarém, prosseguem nesta terça-feira (03) no município de Breves, no Arquipélago do Marajó.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp