29/12/2022 às 11h09min - Atualizada em 29/12/2022 às 11h09min

Posse de Lula vai ter cobertura especial de veículos de comunicação do Brasil e do mundo | Portal Obidense

A expectativa é grande para posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (01/01)

Da Redação
Portal Obidense
Portal Obidense
BRASIL – Uma festa gigantesca para a posse do novo presidente do Brasil deverá ter a participação de cerca de 700 jornalistas brasileiros e estrangeiros, 120 representantes de governos estrangeiros, 2 mil convidados, e um público externo entre 150 mil e 300 mil pessoas.

 
Os veículos de comunicação do Senado estão se preparando para oferecer uma ampla e especial cobertura. Já no final da manhã será publicada a primeira reportagem pelo Portal Senado Notícias, seguido de flashes ao vivo da TV Senado a partir de meio-dia e início da transmissão da Rádio Senado às duas da tarde.  A partir desse horário o Portal Obidense passa a transmitir em cadeia cumprindo a parceria com o setor de comunicação do Senado Federal

 
Na Rádio, cerca de 30 profissionais estarão na cobertura, que vai ser ancorada pelo jornalista Adriano Faria. Um consultor do Senado também irá participar e analisar esse primeiro momento do novo governo.

 
Especialista em cobertura internacional, o jornalista Ivan Godoy fará comentários sobre a presença dos chefes de Estado e sobre a repercussão na imprensa internacional. Essa participação especial também será compartilhada com a TV Senado. Até o momento, 35 emissoras já confirmaram que irão transmitir a posse simultaneamente com a Rádio Senado, incluindo a rádio obidense.

 
Todo o conteúdo será enviado em tempo real pela rede Rádio Senado FM, presente em Brasília e mais 17 capitais, e distribuído via Radioagência  para cerca de 4.500 emissoras conveniadas em todo o país. O diretor da emissora, Celso Cavalcanti, destaca o caráter histórico do evento e explica como vai ser a cobetura da Rádio. A equipe da Rádio Senado já está toda mobilizada para essa posse presidencial. A gente vai mostrar para o nosso ouvinte tudo que acontece nos salões, nos corredores no Plenário do Congresso e também na Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto.

 
 Vai ser um trabalho dinâmico, abrangente, com muita informação e análise sobre esse dia tão especial para a nossa democracia.  Já na  Agência Senado foram escalados 40 profissionais entre repórteres, fotógrafos, editores de imagem, técnicos, editores do Portal Senado Notícias e do perfil da Agência no Instagram, além dos coordenadores das equipes para a cobertura.

 
A novidade deste ano em relação à posse de 2019 é o blog da Agência, com a publicação de notas e fotos em tempo real ao longo da cerimônia. A transmissão ao vivo da sessão solene também poderá ser acompanhada via Portal.

 
O coordenador-geral da Agência, Silvio Burle espera um grande número de acessos ao portal, como nos dois turnos da eleição presidencial:

 
A ideia é publicar várias matérias ao longo do dia no Portal Senado Notícias e notas em tempo real no blog da agência, acompanhando o passo a passo da cefimônia. Além disso, vamos movimentar o perfil da agência no Instagram com fotos e vídeos de bastidores e quem quiser, também vai poder acompanhar a transmissão ao vivo da solenidade diretamente no portal. No final da cobertura, vamos enviar uma newsletter aos assinantes da agência com as principais reportagens do dia.  

 
Na TV Senado, os flashes na programação e nas redes sociais começam ao meio-dia para mostrar o clima na Esplanada dos Ministérios e a chegada de senadores, deputados, chefes de Estado e outros convidados ao Congresso. Às duas da tarde, tem início o programa especial de cobertura, com cinco repórteres ao vivo que também será transmitida pelo Portal Obidense e TV Obidense.

 
Como novidades, será utilizado um drone para a captação de imagens externas, transmissão em HD para a TV Digital aberta em Brasília e para o Youtube e redes sociais e transmissão da posse pelo Tik Tok, além das demais redes sociais.

 
A TV Senado terá 170 profissionais entre servidores e terceirizados trabalhando no dia da posse. Os jornalistas Antônia Márcia Vale e Thiago Tibúrcio serão os ancoras na transmissão ao vivo.

 
A coordenandora-geral da emissora, Glauciene Lara, fala sobre a cobertura, que deve durar cerca de quatro horas: A gente vai mostrar toda a cerimônia, desde a saída do carroem direção à esplanada, até a cerimônia do Congresso, com a sessão solene, a revista às tropas militares, depois também a parte do Palácio do Planalto que dá posse aos ministros, então vamos mostrar também essa parte, o cumprimento aos chefes de Estado e o primeiro discurso do presidente à nação, que é feito no parlatório do Palácio do Planalto A Secretaria de Comunicação do Senado também é responsável pela organização da posse por meio do setor de Relações Públicas. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp