22/12/2022 às 09h50min - Atualizada em 22/12/2022 às 09h50min

Hospital Regional do Baixo Amazonas esclarece dúvidas sobre câncer de pele | Portal Obidense

Em Santarém, pacientes, acompanhantes e colaboradores participam de ação em alusão ao mês de conscientização sobre a doença

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da internet
 SANTARÉM - A equipe multiprofissional do setor de oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas “Dr Waldemar Penna”, em Santarém, no oeste do Pará, promoveu, nesta quarta-feira (21), uma palestra educativa para pacientes, acompanhantes e demais usuários da unidade. O tema foi a prevenção ao câncer de pele, em alusão à campanha de conscientização "Dezembro Laranja".

 

Os colaboradores levaram informações aos presentes e também realizaram dinâmicas, nas quais os participantes respondiam perguntas acerca do que foi abordado na palestra. Quem acertou as questões, levou um brinde para casa. “O evento é para alertar toda a população e também os pacientes, que já se tratam aqui no ambulatório da oncologia. A gente precisa falar sobre isso para que eles também repassem aos familiares e amigos sobre a importância de se prevenir”, explicou a enfermeira Carla Sousa, que trabalha no setor de radioterapia do HRBA.

 
Interação- A dona Jacirema Magalhães participou do evento, respondeu corretamente a pergunta e ganhou um brinde da equipe. Ela faz tratamento de um câncer de pele há dois anos na unidade. Para a recepcionista, este tipo de informação é fundamental para toda a população. “Eu não tinha essa preocupação, foi só depois que comecei meu tratamento aqui que descobri o quanto algumas atitudes são importantes para a prevenção. Então essa ação permite que muita gente se cuide e evite esse tipo de doença”, destacou. 

 
A aposentada Raimunda Aguiar Frota, de 74 anos, também é paciente da oncologia do HRBA. Ela é moradora do município de Mojuí dos Campos e gostou muito de tudo o que foi repassado pela equipe de profissionais. “Foi muito bacana. Eles esclareceram muitas dúvidas. Antes, era mais difícil ter informações sobre isso. Eu gostei demais”, contou.

 
O HRBA pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde. A unidade é referência no atendimento oncológico para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região oeste do Pará. Só neste ano de 2022, até o mês de novembro, o HRBA já realizou 34 mil atendimentos a pacientes oncológicos, entre consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia.

 
O hospital também oferta exames como Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética. Em 11 meses, o HRBA identificou 876 novos casos de câncer em pacientes atendidos na unidade e iniciou o tratamento deles, prezando pela humanização e excelência na assistência.

 
Prevenção

 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Ele se caracteriza pelo desenvolvimento anormal das células da pele, que se desenvolvem rapidamente até formarem um tumor. Histórico da doença na família, ter pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros e que exposição frequente e prolongada ao sol são os principais fatores de risco.

 
Entre as principais medidas de prevenção à doença, estão a utilização de itens de proteção como chapéus, bonés, óculos escuros, camisas de manga longa e calças compridas em momentos de exposição ao sol. É importante também evitar a exposição prolongada entre 10h da manhã e 4 horas da tarde.  E o uso frequente de protetor solar é fundamental. “Como estamos em uma região muito quente, precisamos falar da proteção, sobretudo com o filtro solar. Temos que alertar a população. Em 90% dos casos, o câncer de pele tem cura. Então é muito importante falar sobre as formas de prevenção e de identificação precoce da doença”, concluiu a enfermeira Carla.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp