20/12/2022 às 16h30min - Atualizada em 20/12/2022 às 16h30min

Biblioteca voluntária estimula leitura em Porto Trombetas | Portal Obidense

Projeto é desenvolvido por integrantes do Programa de Voluntariado da MRN

Por: Henrique Britto

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Biblioteca voluntária em Porto Trombetas

P. TROMBETAS - Por meio dos livros, nós soltamos a imaginação e viajamos para outros universos sem sair do lugar. Foi vestindo a camisa “Fazer o bem é contagiante” que o grupo de voluntários da Mineração Rio do Norte (MRN) inaugurou uma Biblioteca Voluntária. O objetivo do projeto é estimular o hábito da leitura em pessoas de todas as idades, das crianças aos idosos, por meio do empréstimo de livros.
 

Crianças do pré-escolar e fundamental I dos colégios Equipe e Balão Mágico participaram do lançamento da iniciativa, atividade que foi recheada de contação de histórias e brincadeiras lúdicas.



 
“Nós sabemos que mais de 40% das pessoas não têm o hábito de ler, sendo que 30% desses nunca compraram um livro na vida. Queremos dar essa oportunidade para que as pessoas exercitem e criem esse hábito”, explicou o voluntário e especialista de Planejamento da Gestão de Projetos da MRN, Rafael Chistè.
 
A iniciativa começou com uma pequena campanha de arrecadação de livros. A meta agora é que, ao se depararem com o espaço, os moradores também façam novas doações de maneira voluntária.

 
“A leitura é conhecimento e conhecimento é vida. Se a pessoa se empenhar pela leitura e se empenhar pelo conhecimento, nós acreditamos que poderemos viver melhor em comunidade, melhores como seres humanos e melhores em nossas próprias vidas”, ressaltou Rafael.
 
A dona de casa Nívea Lucia dos Santos, de 44 anos, acompanhou o filho João Guilherme, de 4 anos, durante a inauguração do projeto. Ela conta que gosta de ler, mas reconhece a necessidade de melhorar o hábito.


 
“Gostei muito porque é uma iniciativa que vai fazer com o que as crianças leiam mais e se divirtam bastante. Eu preciso desenvolver um pouco esse hábito, mas agora, vendo meu filho apaixonado pelos livros, eu sei que vou em frente. Toda sexta-feira, ele leva os livrinhos da escola para ler em casa e nós estamos pegando o costume de ler para ele antes de dormir”, revela.
 
Entre livros infantis, juvenis e de diferentes gêneros, incluindo uma coleção completa de clássicos do consagrado escritor brasileiro Monteiro Lobato, o acervo da Biblioteca Voluntária reúne, aproximadamente, 200 obras. Localizado no Centro Comunitário de Porto Trombetas, o espaço disponibiliza empréstimos gratuitos para moradores do distrito e das comunidades vizinhas. Para ter acesso aos livros, o interessado deve fazer um cadastro prévio na sede do projeto.
 
O analista contábil da MRN, Eduardo Quaresma, de 29 anos, está no grupo desde o início deste ano. Ele conta que é satisfatório estar envolvido em ações que tenham impactos positivos na vida dos moradores do distrito.

 
“Esperamos que com essa iniciativa, a circulação de livros ocorra de maneira constante. Nossas expectativas são as melhores porque é uma ação que tem muito a agregar à nossa comunidade como um bom incentivo à leitura, tanto para as crianças quanto para os adultos”, destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp