19/12/2022 às 16h09min - Atualizada em 19/12/2022 às 16h09min

Conheça o projeto Meninos de Ouro de Óbidos | Portal Obidense

O projeto nasceu em 2014 e atualmente atende 176 atletas, tanto na categoria masculina quanto na feminina

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Conheça o projeto meninos de Ouro

ÓBIDOS - A escolinha de futebol Meninos de Ouro é um projeto social sem fins lucrativos, nascido no ano de 2014 quando amigos amantes do esporte conversavam em frente a uma residência na Trav. Felipe Bentes bairro de Fátima. De lá para os dias atuais o projeto ganhou força e hoje atende um número bem expressivo de crianças e jovens.

O projeto iniciou suas atividades no ano de 2014 bem como já foi ressaltado, com uma parceria com o Bloco Águia Negra, já no ano seguinte a parceria se estendeu com a escola Dom Floriano onde se mantém firme até os dias atuais.




O fundador do projeto Douglas Gonçalves Viana fala sobre as ações da escolinha de futebol.

 
"Hoje nós estamos com 160 meninos e 16 meninas inseridos no projeto, onde desenvolvemos as atividades no Sesc toda sexta-feira, e na quadra da escola Dom Floriano que é uma grande parceira. Hoje nossos grandes financiadores são os próprios pais dos alunos e comunidade que apoia." destacou Gonçalves.

A parceria do projeto com a escola Dom Floriano trouxe bons frutos, onde atualmente vários atletas alunos da escola foram destaques nos jogos escolares 2022.

De acordo com Douglas Gonçalves, a expectativa para 2023 são as melhores possíveis, reforçando a confiança que os pais dos alunos depositam na equipe coordenadora, que já anunciou que as inscrições estão abertas para novos atletas mirins.

Hoje o município de Óbidos se tornou um celeiro de grandes atletas, e isso se tornou possível graças às pessoas que se dedicaram a trabalhar esses atletas desde criança, por isso é de fundamental importância que esses tipos de projetos possam continuar em Óbidos atendendo o público jovem.




Muitos benefícios

Futebol no desenvolvimento infantil é gol na certa! Desenvolvimento motor, convivência social, entendimento de regras, trabalho em equipe, tomada de decisões, disciplina, vencer e perder.

O sedentarismo na infância pode lavar a obesidade, que é uma das doenças mais comuns atualmente. Uma ótima opção de atividade física, que além de divertida pode ajudar no desenvolvimento do seu filho é a escolinha de futebol.

Segundo a UNICEF, o direito à prática de esportes na infância é garantido por lei, pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos das Crianças. No Brasil, também está garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O futebol já é uma paixão mundial, principalmente no Brasil que o esporte é considerado o principal esporte do país. O gosto pelo futebol vem desde pequeno, e por que a prática não? A escolinha de futebol atende esta demanda, que além criar um torcedor, é uma ótima opção de atividade física infantil. Pois nada melhor para as crianças fazerem o que gostam.



Benefícios da escolinha de futebol 

Procurar uma escolinha de futebol para o seu filho pode ter vários benefícios, que podem ser definitivos no seu desenvolvimento. A partir dos 5 anos, a criança está pronta para entrar em uma escolinha de futebol, pois os movimentos são adaptados para a sua faixa etária.

Em termos fisiológicos, com a preparação adequada, o esporte pode aumentar a potência muscular e contribuir para a densidade óssea femural. Além disso, estimula a coordenação motora e a visão periférica.

Outros benefícios da escolinha de futebol são a oxigenação do sangue e a melhora da capacidade cardiovascular. Com estes fatores, a obesidade infantil irá passar longe do seu filho.



Ganhos psicológicos com a escolinha de futebol

Além dos benefícios físicos, colocar o se filho em uma escolinha de futebol pode trazer benefícios também na parte psicológica. O futebol é um esporte coletivo e, devido a isso, ajuda a socializar aquela criança que, muitas vezes, passa horas sozinhas em frente ao videogame e celulares.

Para especialistas em pedagogia, o esporte pode ajudar até na escrita das crianças, pois elas aprendem a pegar o lápis corretamente, respeitar os limites do papel e este fator é fundamental para o processo de aprendizagem.

Além da prática do jogo, a escolinha de futebol também ensina valores e que as crianças devem respeitar as regras e o espírito da coletividade.

Como em qualquer esporte, a escolinha de futebol não é apenas um lugar para meninos. As meninas têm as mesmas possibilidades e benefícios com o jogo. Para isso, basta que parta da criança o desejo pela prática de determinado esporte.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp