16/12/2022 às 10h06min - Atualizada em 16/12/2022 às 10h06min

Ipea sobe projeção de inflação oficial para 4,9% em 2023 | Portal Obidense

Alta tem a ver com mudanças na trajetória dos preços monitorados e também dos preços livres para o próximo ano

Da Redação
Jovem Pan

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Jovem Pan
BRASIL - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima a projeção da inflação em 2023. Projeção é de 4,9% para o ano que vem, o que deve ficar acima do teto da meta. A estimativa anterior do Ipea era de um IPCA de 4,7%. A meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional, para 2023, é de 3,25% e a margem de tolerância é de 1,5% para cima ou para baixo. A alta na projeção tem a ver com mudanças na trajetória dos preços monitorados e também dos preços livres para o próximo ano. O Ipea alerta que a deflação apresentada pelos preços administrados em 2022 deve ser revertida em 2023. Além disso, reajustes contratuais das distribuidoras de energia e das operadoras de planos de saúde devem pressionar a inflação do ano que vem, assim como uma recomposição das tarifas do transporte urbano nas cidades e estados brasileiros.

 

A perspectiva de queda no preço das commodities no mercado internacional e a normalização das cadeias produtivas que foram afetadas durante a pandemia devem impedir pressões adicionais sobre os preços dos bens industriais e alimentos no ano que vem. Inclusive, os alimentos devem ajudar a conter a inflação em 2023. Supersafra e clima mais equilibrado devem contribuir, como afirmou a pesquisadora do Ipea, Maria Andrea Lameiras, em entrevista à Jovem Pan News.

 
“Para 2022, embora a previsão tenha se mantido em 5,7%, houve uma mudança de composição. Espera-se uma deflação ainda mais forte dos preços administrados e, em contrapartida, uma aceleração mais intensa dos preços livres, principalmente dos alimentos e serviços. Para 2023, a projeção também foi revista para cima, passando de 4,7% para 4,9%”, declarou a pesquisadora.

 
Diferentemente de Lameiras, o economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes, acredita que a inflação brasileira, em 2023, tem potencial para ficar acima dos 5%: “Para o ano que vem, a expectativa é de que a inflação feche 2023 entre 5% e 5,2%. Um pouco abaixo dos 6% que se tem hoje no IPCA. Essa inflação mais baixa em 2023 basicamente deriva do fato de que a taxa básica de juros vai permanecer em patamares elevados pelo menos ao longo da primeira metade do próximo ano. A meta de inflação para o ano que vem, o centro da meta, é de 3,25%, com 1,5% de tolerância. Ou seja, as expectativas atuais para a inflação de 2023 ainda estão acima do teto da meta de inflação”.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp