11/12/2022 às 15h27min - Atualizada em 11/12/2022 às 15h27min

Alcoa mantém animais silvestres acidentados em área para reabilitação | Portal Obidense

A mineradora preocupada com a sustentabilidade da fauna, acolhe animais feridos em uma espécie de clínica, onde os mesmos recebem cuidados

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Alcoa mantém animais silvestres acidentados em área para reabilitação
JURUTI - A mineradora Alcoa possui uma de suas bases de extração de minério (bauxita) no município de Juruti-PA no Oeste Paraense, mas além de todo trabalho de extração. A Alcoa também se mostra preocupada com a questão da sustentabilidade, nesse caso uma de suas ações de preservação é o acolhimento de animais silvestres acidentados que são encaminhados para o centro de reabilitação.

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) é um local fechado localizado nas proximidades das instalações da "Mina", denominação para o local de extração da "bauxita". Esses ambientes compõem profissionais que auxiliam na recuperação de animais silvestres que por algum motivo sofreram ferimentos na mata ou próximo da base.

 
“Esses animais que chegam no CRAS primeiramente são feitos uma ficha clínica e posteriormente ficam em observação. A observação é feita no ambulatório, e geralmente esses animais chegam bastante estressados devido os incidentes, após a observação será feita a avaliação física desse animal para assim dar o diagnóstico." Ressaltou Natasha Souza (Veterinária do CRAS).


Atualmente o centro está com 34 animais de diferentes espécies, podendo comportar até 60 tipos de animais silvestres.

Segundo a veterinária todos os animais que conseguem se recuperar são devolvidos a natureza, e aquele que por algum motivo não se reabilitou é realizado o manejo para um zoológico autorizado onde permanecerá, um exemplo é um bicho preguiça que teve sua pata amputada em um acidente e devido a isso não poderá retornar a vida silvestre.

O CRAS é um de tantos outros meios de preservação ambiental que a Alcoa realiza, assim como a plantação deixando a flora ainda mais viva, recuperação de áreas degradadas, projetos sociais junto à comunidade, educação com o tema sustentabilidade nas escolas e parceiras com instituições que visam cuidar da natureza.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp