08/12/2022 às 13h20min - Atualizada em 08/12/2022 às 13h20min

EUA declara guerra ao Império do Japão | Portal Obidense

Em 7 de dezembro de 1941, os Estados Unidos encontraram motivos suficientes para entrar na guerra. No ano seguinte o Brasil também entra na guerra

Da redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ataque a Pearl Harbor
HISTÓRIA - Utilizando kamikazes, pilotos suicidas que usavam o próprio avião como arma, o Japão esperava com o ataque inesperado destruir toda a frota de guerra dos Estados Unidos, impedindo assim qualquer reação deles. Apesar dos milhares de mortos e de alguns navios destruídos, os japoneses não conseguiram atingir seu objetivo. Vários navios foram danificados, mas isso não prejudicou a capacidade de guerra dos norte-americanos.
 
No outro dia, 08 de dezembro de 1941, enquanto a base de Pearl Habor estava em ruínas, chegava ao presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, uma declaração de guerra contra o Japão. Em seu discurso, ele disse: "ontem, 7 de dezembro de 1941, uma data que viverá na infâmia, os Estados Unidos da América foram deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão. Não importa quanto tempo demore para superar essa invasão premeditada, o povo americano em seu justo poder vencerá até a vitória absoluta."

 
Depois de um discurso de 10 minutos, Roosevelt foi aplaudido e, na tarde daquele dia, a declaração de guerra estava assinada. O presidente dos EUA usava uma faixa preta em seu braço para simbolizar o luto pelas vidas perdidas em Pearl Harbor.

Depois disso, grupos de defesa norte-americanos foram mobilizados nas duas costas do país. Em Nova York, cidadãos japoneses foram transportados para Ilha Ellis e mantidos em custódia por tempo indeterminado. Relatórios sobre a suposta atividade de espionagem por parte dos japoneses-americanos começaram a chegar a Washington, assim como nipo-americanos pagaram por espaços nos jornais para declarar lealdade aos EUA. Era o começo de um contra-ataque que causaria terríveis consequências ao Japão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp