11/11/2022 às 21h10min - Atualizada em 11/11/2022 às 21h10min

Projeto resgata danças regionais dos povos da Amazônia | Portal Obidense

A Iniciativa partiu do festival folclórico do colégio Marques de Santa Cruz, única escola do estado que ainda realiza festival de danças regionais

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ponto de Cultura Marquesiano-Oficina de Danças Regionais

MANAUS – A dança é uma forma de interação social com fins de entretenimento, além de ser uma forma própria, não verbal de se comunicar. As reuniões e cordões festivos, eram muito usados em comunidades dos povos que habitavam a região amazônica que através de rituais e versos musicais, falavam das coisas da terra, rios e florestas um momento para se confraternizarem socialmente nas comunidades do interior.
 

Como passar dos anos, as tradições do passado foram se perdendo. Nesse sentindo, Waldir Junior, diretor presidente do Instituto Manaós, Organização Não Governamental (ONG) localizado na Rua Luxemburgo, 5 - Planalto, Manaus - AM, resolveu resgatar as danças regionais, realizando pesquisa e conversando com pessoas que ouviram falar sobre essas manifestações culturais.


 
Surgiu o projeto “Ponto de Cultura Marquesiano-Oficina de Danças Regionais”, onde professor Waldir Junior, teve como local de atuação a Escola Estadual Marquês de Santa Cruz, localizada no bairro do São Raimundo, única escola a realizar festival de danças regionais, valorizando a cultura local, tem como responsável o professor e idealizador do festival José Gomes Nogueira.
 
“Uma das atividades, que agente observa é a carência dos trabalhos das danças regionais, dentro do festival e também em outros. Então, dentro do festival Marquesiano o professor José Gomes, realiza oficinas com seus alunos onde introduz essas danças regionais, acredito que ele seja o único. Dessa forma acaba valorizando ainda mais o festival nessa escola, e também o resgate cultural”. Disse Waldir Junior
 
Porém a dificuldade de encontrar material, como registro em livros, áudio de música e até mesmo letras das músicas foi grande, pois, na época tudo era passado de forma oral para os descendentes, mesmo assim o projeto foi pra frente, contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, através da Manauscult e do Conselho Municipal de Cultura - Concultura MAO, decorrente do Edital Programa Manaus Faz Cultura, por onde projeto foi agraciado, também teve o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Seduc Amazonas, que vai usar o projeto para mostrar nas outras escolas do Estado.


 
Com a evolução dos trabalhos, e o propósito de expandir, surgiu dentro do projeto um subprojeto denominado “Vídeo Dança” onde os grupos realizaram gravações das danças em vídeo para apresentar nas escolas e assim expandir a cultura da dança regional.


 
“Vamos apresentar três (3) tipos de dança, que são: Jacundá, Maçariquinho e a Desfeiteira. O Maçariquinho, já está previsto a gravação no anfiteatro da Ponta Negra, São danças regionais de origens indígenas, que foram absorvidas ao longo do tempo pelas comunidades ribeirinhas, adaptando o estilo de como o indígena vivia, dou exemplo do Jacundá, é um peixe da Amazônia, a dança vem fazendo uma representação da vida indígena, quando eles preparavam o peixe no “muquem”, essa palavra é do verbo “moquiar”, que é simplesmente assar e assim vai a canção explicando o dia-a-dia dos índios”. Explicou Waldir Junior (foto acima).
 
Os vídeos são gravados em pontos turístico de Manaus para combinar a regionalidade com a diversão e causar um sentimento de nostalgia. A dança do Jacundá foi gravada no Teatro Amazonas, onde estivemos presente registrando a performance dos dançarinos que na maioria são alunos da escola Marques de Santa Cruz.
 
Abaixo disponibilizamos um vídeo com resumo do trabalho do Projeto Ponto de Cultura Marquesiano-oficinas de Danças Regionais, voltado aos alunos da Escola Marquês de Santa Cruz.





 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp