10/11/2022 às 00h09min - Atualizada em 10/11/2022 às 00h09min

Gal Costa é homenageada no Plenário da Câmara com minuto de silêncio e reconhecimento de deputados de vários partidos | Portal Obidense

A cantora Gal Costa foi homenageada no plenário da câmara com minuto de silêncio e reconhecimento de deputados de vários partidos. a artista faleceu, nesta quarta-feira, aos 77 anos.

Antonio Vital
Da Rádio Câmara, de Brasília

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da internet
BRASIL - Deputados de vários partidos homenagearam, nesta quarta-feira (9), a cantora Gal Costa no Plenário da Câmara com um minuto de silêncio e discursos sobre a importância da artista para a cultura brasileira.
 
Gal Costa morreu em São Paulo, aos 77 anos de idade, depois de 57 anos de uma carreira que ajudou a criar a trilha sonora da história do Brasil desde 1965, em plena ditadura militar.

 
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembrou a resistência artística da cantora no período em que os parceiros Caetano Veloso e Gilberto Gil se exilaram em Londres, depois de serem presos no Brasil.
 
"Gal resistiu num momento em que outros artistas, exilados ou autoexilados, perseguidos pela ditadura militar, tinham efetivamente de deixar o Brasil. Ela mantinha alta a voz da Tropicália, a voz da cultura nacional. Perder Gal é perder precocemente e nós sabemos que a Gal ainda tinha um caminho enorme a percorrer soltando a sua voz."
 
O minuto de silêncio foi pedido pelo deputado Alexandre Frota (Pros-SP).
 
"Gostaria de pedir a esta Casa, respeitosamente, um minuto de silêncio pela morte da grande cantora, uma das maiores cantoras do mundo, Gal Costa, que hoje nos deixou, aos 77 anos de idade, uma grife da nossa música popular brasileira, uma mulher que ultrapassou fronteiras."
 
O deputado Marcelo Calero (PSD-RJ), ex-ministro da Cultura, lamentou a perda de Gal Costa num momento de reconstrução das políticas culturais.
 
"Nós temos que aproveitar este momento em que se fala tanto de reconstrução das políticas públicas de cultura e lembrar o quanto ela pessoalmente foi importante para que o nosso fazer cultural fosse alçado a um outro patamar. E, neste momento que a gente fala de reconstrução, não ter uma referência viva como é Gal Costa realmente é muito doído."
 
Gal Costa foi homenageada com uma salva de palmas também na Comissão de Seguridade Social e Família, como disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
 
"O meu nome é Gal. Quem não conhecia esta fantástica mulher, que mexeu com as nossas vidas? Gente da minha idade sabe o quanto ela foi importante para a cultura popular brasileira, com suas músicas, com seu jeito e com sua história. Prestamos uma homenagem hoje na Seguridade Social com uma salva de palmas, porque entendemos que um artista deve ser saudado também dessa forma."
 
Outros parlamentares se manifestaram pelo Twitter. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que Gal e seu talento são imortais. João Roma (PL-BA) e Carmen Zanotto (Cidadania-SC) destacaram o legado da cantora para a música brasileira. Marcelo Freixo (PSB-RJ) classificou a morte de Gal Costa como uma perda irreparável para a cultura nacional. Tábata Amaral (PSB-SP) destacou a coragem da artista e Ivan Valente (Psol-SP) resumiu: disse que, "tristeza, nosso nome é Gal".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp