09/11/2022 às 16h12min - Atualizada em 09/11/2022 às 16h12min

Aluna da UNAMA participa da final Festival Osga | Portal Obidense

O minidocumentário “Peixe-boi-da-Amazônia” irá concorrer a premiação com documentários de todo o Brasil

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Portal Obidense
PARÁ - A estudante de Medicina Veterinária da UNAMA Santarém, Núbia Pereira, é finalista na premiação nacional do Festival Osga de vídeos universitários, promovido pelo Ser Educacional. A aluna viajou na última segunda-feira (07) para Recife-PE, onde irá participar da última etapa do Festival. O vídeo documentário da estudante destacou o trabalho do Projeto Peixe-boi, desenvolvido pelo Zoológico da UNAMA - ZOOUNAMA.
 
Intitulado como “Peixe-boi-da-Amazônia”, o minidocumentário tem 7min45s e retrata o trabalho do Projeto desenvolvido pela equipe multiprofissional de médicos veterinários e biólogos do Zoológico. O roteiro inicia com a imagem do encontro dos rios Amazonas e Tapajós, que reflete a natureza no Oeste do Pará, além destacar a importância dos animais para o ecossistema.

 
Para a Núbia, que cursa o 2º semestre de Medicina Veterinária na UNAMA, destacar sobre o manejo do peixe-boi-da-amazônia é um dos principais focos do documentário, haja vista que se trata do único projeto do Estado do Pará que cuida desse mamífero da fauna amazônica, que está ameaçado de extinção. “O peixe-boi é um dos símbolos da Amazônia, a exemplo da onça pintada e do boto, mas o progresso urbano e rural sem controle permite que haja destruição do ambiente aquático e de alguns fragmentos da floresta e, consequentemente, essas espécies acabam ficando escassas, ou até mesmo extintas. Por isso, a importância de mostrar o manejo e o trabalho do Projeto Peixe-boi”, ressalta.
 
As cenas foram gravadas nas três fases do Projeto, nas quais os animais chegam ainda filhotes e são monitorados pelos biólogos até a soltura no rio Amazonas, na comunidade Igarapé do Costa.  O documentário é uma forma de chamar atenção de todos para a importância da preservação do meio ambiente, em que a conservação do peixe-boi é necessária principalmente para que outros seres vivos tenham sua sobrevivência garantida. 
 
 
O Festival Osga de vídeos universitários do Ser Educacional é dividido em três etapas. A última será realizada no dia 09 de novembro, no auditório Raque de Brito, na UNINASSAU Recife. O reitor da UNAMA, Elzo Vieira, destaca que é a primeira vez que o Festival é realizado a nível nacional e comemora o resultado da aluna de Santarém.
 
“Para nós, é muito gratificante ver nossos estudantes engajados nesses projetos que incentivam o conhecimento e a produção audiovisual, principalmente por se tratar de um tema tão relevante para a Amazônia”, finaliza o reitor.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp