19/10/2022 às 08h34min - Atualizada em 19/10/2022 às 08h34min

Secretaria de Saúde de Óbidos amplia oferta de consultas especializadas e exames de ultrassonografia

Serviços foram retomados pela rede pública de saúde, após anos de suspensão

Por: Redação ASCOM - PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Divulgação /Vander Andrade/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - As consultas especializadas agendadas para o mês de outubro começaram a ser realizadas na segunda-feira (17), no Hospital Municipal José Benito Priante (24 Horas), localizado no bairro de Fátima, em Óbidos.
 

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), tem realizado desde o mês de junho, ciclos de consultas com profissionais de diversas especialidades, com foco no atendimento total da demanda reprimida do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que antes era encaminhada para Santarém, além de atender os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS’S).
 
Por meio dessa iniciativa, o governo municipal está definindo o perfil de atendimento para priorizar as maiores demandas ativas da rede de saúde, em relação às especialidades médicas.
 
Neste mês de outubro, as consultas foram retomadas com o atendimento de pacientes que solicitaram avaliação médica com neurologista, uma das áreas de maior procura pelos usuários da rede municipal.
 
Para Luzia Barros, que passou por consulta na manhã desta terça-feira (18), a agilidade e facilidade de receber a avaliação do médico sem precisar viajar, é a grande vantagem para a população que precisa do serviço.
 
“É de suma importância para a população, porque antes tinha que viajar para Santarém e agora a gente tem esse serviço aqui, é muito gratificante”, disse a paciente.
 
Soliane Lemos, diretora do hospital municipal, explica que os pacientes interessados devem procurar uma unidade de saúde para receber o encaminhamento médico, e confirmar na secretaria de saúde o agendamento.
 
“Os atendimentos são para o TDF, mas tem também os encaminhamentos das unidades básicas de saúde. O paciente que foi a consulta com o médico na UBS, precisa ir até a secretaria de saúde, onde vai ser definido o dia e o horário em que aquele paciente vai passar pela consulta aqui no hospital municipal”, ressaltou.




 
Só neste mês, entre as quatro especialidades em que as consultas serão realizadas, o objetivo é atender 160 pacientes.
 
Especialidades médicas agendadas para o mês de outubro
17 a 20/10 – Neurologista
24 a 26/10 – Dermatologista
28/10 – Pediatra
31/10 – Ginecologista
 
Exames
 
No mês de setembro, a Prefeitura de Óbidos retomou a realização do exame de ultrassonografia, primordial para localizar tumores, nódulos, cistos ou massas na região do abdômen. Por meio do ultrassom é possível ainda, verificar a presença de cálculos na vesícula biliar, nos rins ou nas vias urinárias.
 
Desde que o exame passou a ser ofertado no hospital municipal foram agilizados os diagnósticos que evitam complicações, descartam suspeitas ou as confirmam, para que seja iniciado o devido tratamento.
 
O equipamento que está sendo usado para realizar os exames, pertence ao município, e estava no depósito da unidade de saúde desde que chegou a Óbidos, sem nunca ter sido utilizado anteriormente.
 
Após passar pelos testes, e pelo processo de instalação, a Secretaria de Saúde contratou um médico que além de realizar o atendimento dos pacientes, opera o equipamento, em um leito que foi destinado exclusivamente para essa finalidade.
 
“Estamos atendendo os encaminhamentos que vêm das unidades básicas de saúde, que são confirmados pelos pacientes na secretaria e aí encaminhados aqui para o hospital”, explicou Soliane.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp