09/10/2022 às 12h46min - Atualizada em 09/10/2022 às 12h46min

Oposição sugere regulamentação das pesquisas eleitorais no lugar de uma CPI | Portal Obidense

Já aliados querem instalar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as diferenças nos resultados com as urnas

Hérica Christian
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado
BRASIL - O senador Marcos do Val, do Podemos do Espírito Santo, já conseguiu trinta assinaturas para a CPI das Pesquisas Eleitorais. São três apoios a mais do que o mínimo necessário. Ele quer investigar as diferenças entre o que mostraram os levantamentos e os votos registrados nas urnas. Segundo Marcos do Val, houve discrepâncias em todos os cargos e em todo o País. No requerimento, o senador cita a necessidade de aferição de critérios técnicos e científicos na realização das pesquisas e aponta para preferências dos institutos por determinados candidatos. Marcos do Val revelou que nas eleições de 2018 apareceu com menos de 10% nas intenções de votos.
 
uarenta e quatro para cinco, eu fui ali ele não foi eleito, então uma diferença enorme. Todos nós sabemos que isso influencia e muito na decisão do voto na urna. Muitos brasileiros não querem perder o voto então seguem o que as pesquisas estão dizendo.

 
Já o senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, alertou que a proliferação de institutos de pesquisas com diferentes metodologias e alcances confunde o eleitorado. No lugar de uma CPI, ele defendeu uma espécie de regulamentação das metodologias dos levantamentos. 
 
Eu acho que vale muito mais a pena, ao invés de fazer isso, constituir um grupo de trabalho aqui, compilar todas as legislações que existem e que tocam nesse assunto das pesquisas e tentar fazer um projeto de lei consensual que realmente tratasse dos problemas que existem. Existem problemas? Existem.
 
Já o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, voltou a cobrar a instalação da CPI do MEC, que está na fila de outras três Comissões Parlamentares de Inquérito. O pedido da CPI das Pesquisas Eleitorais ainda será apresentado oficialmente para a conferência das assinaturas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp