03/10/2022 às 09h46min - Atualizada em 03/10/2022 às 09h46min

Eleição é decidida em primeiro turno em 15 estados | Portal Obidense

Quinze estados conheceram seus governadores neste domingo, durante o primeiro turno eleitoral

José Carlos Oliveira
Da Rádio Câmara

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da Internet
BRASIL - Quinze estados conheceram seus governadores neste domingo, durante o primeiro turno eleitoral. Em outros 13, a disputa só será definida no segundo turno, em 30 de outubro. Houve algumas surpresas não detectadas pelas pesquisas eleitorais. A lista dos 15 governadores já conhecidos inclui 12 reeleitos. São os casos de Cláudio Castro, do PL, no Rio de Janeiro; Romeu Zema, do Novo, em Minas Gerais; Ibaneis Rocha, do MDB, no Distrito Federal; Ronaldo Caiado, de Goiás, e Mauro Mendes, do Mato Grosso, ambos do União Brasil; Wanderlei Barbosa, do Republicanos, no Tocantins; Ratinho Junior, do PSD, no Paraná; Fátima Bezerra, do PT, no Rio Grande do Norte; Carlos Brandão, do PSB, no Maranhão; Helder Barbalho, do MDB, no Pará; Gladson Cameli, do Acre, e Antônio Denarium, de Roraima, ambos do Progressistas. Além deles, o ex-prefeito de Macapá Clécius Luís, do Solidariedade, foi eleito governador do Amapá; o deputado estadual Elmano de Freitas, do PT, venceu a disputa para o governo do Ceará; e o ex-secretário estadual Rafael Fonteles, do PT, vai para o governo do Piauí. 
 
Diante de várias divergências dos números finais com as projeções apresentadas nas pesquisas eleitorais, o consultor legislativo Rafael Silveira sugeriu revisão das metodologias de detecção das intenções de voto. 

 
“É importante a gente ver onde as pesquisas falharam muito e onde elas acertaram. E aí os institutos têm que correr atrás para saber. Claro que não existe uma fórmula matemática em relação a processo de apuração, de pesquisa, de processo científico. Mas há limitação e, nesse caso, os institutos realmente têm que avaliar as suas metodologias para saber se houve algum tipo de fenômeno não coberto pelos resultados delas”. 
 
Nos demais 12 estados haverá segundo turno. É o caso de cinco dos nove estados do Nordeste, com disputas entre Jerônimo Rodrigues, do PT, e ACM Neto, do União Brasil, na Bahia; Marília Arraes, do Solidariedade, e Raquel Lyra, do PSDB, em Pernambuco; Rogério Carvalho, do PT, e Fábio Mitidieri, do PSD, em Sergipe; Paulo Dantas, do MDB, e Rodrigo Cunha, do União Brasil, em Alagoas; além de João Azevedo, do PSB, e Pedro Cunha Lima, do PSDB, na Paraíba. 
 
No Sudeste, Tarcísio Freitas, do Republicanos, e Fernando Haddad, do PT, foram para o segundo turno em São Paulo, enquanto Renato Casagrande, do PSB, e Manato, do PL, vão disputar o governo do Espírito Santo. 
 
No Sul, Onyx Lorenzoni, do PL, e Eduardo Leite, do PSDB, estão no segundo turno do Rio Grande do Sul; e Jorginho Mello, do PL, e Décio Lima, do PT, em Santa Catarina. 
 
Na região Norte, Amazonas terá nova disputa entre Wilson Lima, do União Brasil, e Eduardo Braga, do MDB; enquanto Rondônia vai decidir entre Coronel Marcos Rocha, do União Brasil, e Marcos Rogério, do PL. 
 
O Mato Grosso do Sul é o único estado do Centro-Oeste com decisão adiada. Por lá, Capitão Contar, do PRTB, e Eduardo Riedel, do MDB, vão disputar o segundo turno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp