29/07/2016 às 15h39min - Atualizada em 29/07/2016 às 15h39min

Municípios paraenses recebem 178 profissionais do ‘Mais Médicos’. Óbidos será contemplada.

18 médicos são brasileiros, 140 são cubanos e 20 selecionados em edital. Eles vão atuar em 90 municípios de várias regiões do Estado do Pará.

G1 - Pará
Foto: Adneison Severiano/G1 AM

PARÁ - Municípios paraenses vão receber 178 profissionais para ocupar vagas em aberto do programa “Mais Médicos”. Entre os médicos, 18 são brasileiros formados no exterior e 140 são cubanos, que estão em Brasília (DF) participando do acolhimento e regularizando a documentação. Os 20 restantes serão selecionados por meio edital em 14 cidades do estado.

Criado em 2013, o programa Mais Médicos ampliou a assistência na atenção básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Em todo o Brasil, mais de 1.350 vagas já estão sendo repostas. Dessas, 550 são com médicos cubanos, 305 com brasileiros graduados fora do país e 502 com profissionais que serão selecionados no edital de reposição lançado em julho.

Reposição
O Ministério da Saúde prorrogou a permanência dos profissionais cubanos, que encerrariam as atividades em julho, para até novembro deste ano. As vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades selecionadas por edital são repostas por meio de chamadas trimestrais. No caso dos médicos cubanos, a substituição é feita diretamente pela a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com o governo de Cuba.

Municípios
Os médicos devem se deslocar no início de agosto para os seguintes municípios:

Abaetetuba; Acará; Afuá; Água Azul do Norte; Alenquer; Altamira; Ananindeua; Aurora do Pará; Baião; Bannach; Barcarena; Belém; Bom Jesus do Tocantins; Braganca; Breves; Bujaru; Cachoeira do Arari; Capitão Poço; Castanhal; Chaves; Colares; Cumaru do Norte; Curionópolis; Curralinho; Eldorado dos Carajás; Faro; Gurupá; Igarapé-Açu; Inhangapi; Irituia; Itaituba; Itupiranga; Jacundá; Mãe do Rio; Magalhães Barata; Marabá; Maracanã; Marituba; Medicilândia; Melgaço; Mocajuba; Monte Alegre; Muaná; Nova Esperança do Piriá; Nova Timboteua; Novo Repartimento; Óbidos; Oeiras do Pará; Oriximiná; Ourilândia do Norte; Pacajá; Paragominas; Placas; Ponta de Pedras; Portel; Prainha; Quatipuru;  Redenção; Rio Maria; Rondon do Pará; Rurópolis; Salvaterra; Santa Luzia do Pará; Santa Maria das Barreiras; Santa Maria do Pará; Santana do Araguaia; São Domingos do Capim; São Félix do Xingu; São João de Pirabas; São Sebastião da Boa Vista; Tomé-Açu; Tracuateua; Tucuruí; Vigia; Viseu e Xinguara.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp