01/09/2022 às 08h21min - Atualizada em 01/09/2022 às 08h21min

Senado aprova MP que cria programa “Emprega mais mulheres” com salários iguais para mulheres e homens | Portal Obidense

A medida provisória ainda prevê prioridade na adoção do teletrabalho por mães de crianças menores de seis anos, auxílio creche e incentivo ao combate ao assédio e outras formas de violência.

Rodrigo Resende
Da Rádio Senado

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Da Rádio Senado
BRASIL - O programa “Emprega mais mulheres” prevê que mulheres com filhos de até 6 anos tenham prioridade no teletrabalho ou flexibilização da jornada mediante acordo com a empresa. Outra mudança da medida provisória trata da divisão dos 60 dias a mais da licença maternidade nas empresas cidadãs. Esses dois meses extras poderão ser compartilhados com o companheiro, se ele também trabalhar em uma empresa cidadã.  Se a mãe optar pelos 6 meses, esses 60 dias poderão ser substituídos por um período de 120 dias com meia-jornada. No retorno da licença-maternidade da mãe, a proposta permite que o pai, em acordo com a empresa, suspenda o contrato de trabalho por até 5 meses para a realização de curso de forma não presencial, assíncrono, com carga horária máxima de 20 horas semanais. A relatora, senadora Dra. Eudócia, do PSB de Alagoas, afirmou que esse já é um teste para uma licença parental no país, que envolva a mãe e o pai.
 
Dra. Eudócia - Servindo, igualmente, de base, para a participação paterna no cuidado do filho durante seu primeiro ano de vida. Trata-se de medida introdutória de uma verdadeira licença-parental no Brasil – licença de longa duração a ser dividida por ambos os pais, cuja implementação integral esbarraria nas limitações financeiras do País e dos empregadores, servindo, como um elemento de teste desse instituto e uma indicação para o futuro.

 
A MP ainda aumenta de dois para seis os dias que o companheiro tem direito para acompanhar a grávida em consultas e exames. A proposta aprovada prevê que empresas com no mínimo 30 mulheres tenham espaço próprio e adequado para acomodação dos filhos durante o período da amamentação, mas se não houver esse local, a empregada poderá contar com um reembolso-creche. A senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, criticou essa mudança.
 
Zenaide Maia  - Todos conhecem essa luta de disponibilizar um espaço para a mãe amamentar. Além de a criança adoecer menos, o leite, a alimentação dele, é bem mais específico. É mais fácil alimentar a mãe e disponibilizar esse espaço adequado para ela amamentar nesse período. E essa medida provisória, no art. 5º, desobriga os empregadores de fazer isso.
 
A medida provisória traz incentivos à qualificação profissional feminina, apoio ao microcrédito para mulheres e apoio à prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no local de trabalho. Também determina que mulheres que exerçam a mesma função na mesma empresa não possam ganhar menos do que homens que atuem na mesma atividade. A MP também tratava do programa “Emprega mais Jovens”, mas os deputados retiraram esses artigos. O projeto segue para a sanção presidencial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp