24/07/2016 às 15h34min - Atualizada em 24/07/2016 às 15h34min

Caminhada com Sant’Ana reúne milhares de pessoas em Óbidos

Coordenação estimou que mais de 2.500 pessoas tenham participado do evento

Por: Érique Figueirêdo

Foto: Eury Silva

ÓBIDOS – Milhares de católicos participaram da 2º Caminhada com Sant’Ana, que começou no sábado (23), com uma santa missa rezada na comunidade Cipoal, e terminou no início da manhã deste domingo (24), em Óbidos no oeste do Pará. Segundo a estimativa da coordenação do evento, mais de 2.500 pessoas percorreram os 22 quilômetros do trajeto entre a comunidade Cipoal e a Praça de Sant’Ana, no centro da cidade.

A caminhada teve início por volta das 00h20, saindo da frente da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. De lá, a imagem peregrina de Sant’Ana acompanhada pelos milhares de devotos percorreu o trajeto da romaria pela PA – 254, até chegar à cidade. O percurso no trecho urbano foi feito pelas principais vias, até chegar a Catedral da Diocese de Óbidos.

A Caminhada com Sant’Ana realizada pela segunda vez em 2016, foi considerada pelos organizadores um sucesso de participação, assim como ocorreu no ano passado, mesmo com alguns problemas durante o percurso. “Nós estamos felizes com o resultado da segunda caminhada com Sant’Ana, o público atendeu o nosso convite e mais uma vez o povo de Óbidos conseguiu fazer um evento bonito, com várias demonstrações de fé e histórias de superação, de gente que veio de longe pra estar conosco aqui”, disse Haroldo Figueirêdo, um dos coordenadores da caminhada.

Durante o percurso várias homenagens foram prestadas a imagem peregrina e aos romeiros. Uma delas ocorreu em frente a um frigorifico que fica localizado à margem da estrada, a poucos quilômetros da comunidade Cipoal. Os proprietários, funcionários e amigos saudaram os devotos como uma salva de fogos. “É um momento bonito, que precisa do nosso apoio e do nosso reconhecimento. É também uma grande oportunidade de homenagear Sant’Ana a nossa padroeira”, disse Sinval Viana, empresário que também participou da caminhada.

Entre as paradas durante o percurso, a mais disputada foi quando os romeiros chegaram ao balneário Curuçambá. A aglomeração da multidão tornou a madrugada quente, e os romeiros aproveitam a oportunidade para se refrescar nas águas geladas do igarapé.

Os romeiros

Entre os romeiros, histórias de fé e superação, motivavam a caminhada pela estrada escura. A dona de casa Rosinete Freitas, era um exemplo, participando pela primeira vez da romaria, ele se disse emocionada. “A medida que o cansaço chega e as dores aparecem, as orações e as canções vão nos empurrando, é algo muito bonito de se viver, esse é o meu primeiro ano e se Deus e Sant’Ana permitirem, vou estar aqui ano que vem”.

Muitos jovens também caminharam com a padroeira dos católicos obidenses. Em duplas ou em grupos numerosos, eles animaram o trajeto até a Praça de Sant’Ana. “É uma experiência diferente, mas muito gratificante, participar da caminhada acompanhada pelos amigos é ainda melhor, a gente canta, dança faz de tudo pra não parar”, disse Alessandra Sousa, estudante.

Com o ritmo de caminhada diferente, vários grupos de romeiros se distanciaram e abriram caminho na frente. Por volta das 06h00 os primeiros participantes começaram a chegar a Catedral, onde receberam a benção, e em seguida foram encaminhados para o Cliper de Sant’Ana, onde foi servido um café da manhã.

Mesmo com a ausência de uma ambulância, a coordenação do evento não registrou problemas graves durante a caminhada, a segurança dos romeiros foi garantida por agentes do Departamento Municipal de Trânsito e do Detran de Santarém. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp