09/08/2022 às 09h12min - Atualizada em 09/08/2022 às 09h12min

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos ao voto facultativo em outubro | Portal Obidense

Jovens entre 16 e 18 anos, maiores de 70 e analfabetos não são obrigados a votar.

Pedro Pincer
Da Rádio Senado

Da Rádio Senado
BRASIL - Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, um em cada sete eleitores brasileiros não é obrigado a comparecer às urnas em 2022. O percentual de voto facultativo, que vinha caindo nas últimas eleições, voltou a subir. Nas eleições de 2022, o total de eleitores registrados que não são obrigados a votar é de 20,9 milhões, o que representa 13,4% do eleitorado total. Em 2018, foram 17,8 milhões com voto opcional, o equivalente a 12,1% do total . O percentual deste ano é o maior registrado em eleições nacionais desde 2002, quando foi de 13,5%. Embora a taxa de eleitores analfabetos esteja diminuindo no país, ela é compensada pelo maior número de idosos - devido ao envelhecimento da população - e pelo aumento recorde de jovens que buscaram tirar o título. O consultor legislativo do Senado Arlindo Fernandes faz uma observação sobre o eleitorado com mais de setenta anos.
 
Bom dizer também que o eleitor com mais de 70 não é obrigado a se cadastrar, só que esse eleitor passou pela situação de obrigatoriedade, então até por inércia, ele mantém o registro, mantém o cadastro, mantém o alistamento.

 
O consultor também analisou o perfil do eleitor analfabeto no país.
 
O eleitor que é desobrigado de se cadastrar e que podem ser alguns milhões é o eleitor analfabeto. Essa situação, essa condição é muito concentrada no eleitorado mais velho. Nós temos seis milhões de analfabetos eleitores.
 
156 milhões e 400 mil cidadãos brasileiros estão aptos a votar nas eleições de outubro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp