31/05/2022 às 15h58min - Atualizada em 31/05/2022 às 15h58min

Religião Umbandista celebra festa da Cigana Esmeralda em Óbidos | Portal Obidense

A comemoração aconteceu no Terreiro Toya Jarina, e teve a participação de Pai João Paulo Zaziluango

Por Marcelo Luiz

Religião Umbandista celebra festa

ÓBIDOS - No último sábado 28 de maio, a equipe do Portal Obidense esteve em um Terreiro de Umbanda, para mostrar quais as ações que acontecem nesse movimento cultural religioso.

A Umbanda é uma religião monoteísta e afro-brasileira, surgida em 1908 e fundada por Zélio Fernandino de Moraes. Baseia-se em três 3 conceitos fundamentais: Luz, Caridade e Amor. A palavra "umbanda" pertence ao vocabulário quimbundo, de Angola, e quer dizer "arte de curar".

Em Óbidos, o Terreiro Toya Jarina localizado no bairro Bela Vista estava celebrando a festa da Cigana Esmeralda, entidade essa que está presente espiritualmente na casa onde por sua vez possui Lurdiane Dandalunda como matriarca.





A celebração contou com a presença de Pai João Paulo de Zaziluango Filho de Mameto Kaia Onilegi, que atualmente chefia o Terreiro São Pedro da cidade de Santarém-PA.

A casa de axé Toya Jarina funciona a cerca de 5 anos, porém a mãe de santo trabalha na lei de Umbanda a quase 20 anos, desde que tinha 7 anos de idade. Os cultos religiosos acontecem às quartas e sábados, com gira de tambor.

A festa em homenagem a Cigana Esmeralda acontece sempre no mês de maio sendo essa data móvel escolhida previamente pela própria entidade (Esmeralda).

O Terreiro possui cerca de 40 filhos que atuam ativamente dentro da casa, dentre eles médiuns rodantes, cambones, equipes e organs, e de acordo com a matriarca o Terreiro estende uma boa relação com a vizinhança.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a religião umbanda em Óbidos, basta ir até o Terreiro localizado no bairro Bela Vista ou entrar em contato com a mãe de Santo Lurdiane Dandalunda pelo WhatsApp (93)991159212




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp