20/05/2022 às 09h43min - Atualizada em 20/05/2022 às 09h43min

Faça Bonito chegou até a comunidade do Castanhanduba |Portal Obidense

Ação foi organizada por professores da escola São José através do programa Sistema de Organização Modular de Ensino – (SOME)

Por: Walmir Ferreira
Projeto SOME na Comunidade Castanhanduba em Óbidos - PA
 
ÓBIDOS – Educadores que participam do projeto do Sistema de Organização Modular de Ensino – (SOME) da escola São José, também realizaram ações sobre o dia 18 de maio data que se faz várias manifestações e alerta contra a exploração de as formas de crianças e adoestes.

Enquanto na cidade os movimentos e manifestações se intensificavam, na comunidade de Castanhanduba, município de Óbidos uma palestra e debate provocado por professores do projeto SOME orientava alunos e comunitários daquela região.  



Na palestra sobre o dia do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescente usado o Tema: “Solte o grito: não se cale diante da violência, denuncie! ”. Teve como público alvo Pais e alunos da escola Municipal São Sebastião e pais e alunos da Escola Estadual São José – (SOME).

Devido ser um assunto delicado e uma realidade não muito distante das comunidades menos assistidas foi escolhido um time de profissionais da educação para ministrar e passar informações sobre, como identificar atitudes suspeitas e crimes efetivos, para isso participaram da ação/palestras os professores: Adjaine Cavalcante, Clenilson Nunes, Edson Azevedo, Maria Ironete, Priscila Ribeiro, Rivelino Perdigão, Tárik Sousa. Teve como apoio os colaboradores da Escola Municipal São Sebastião e Professores do Sistema de Organização Modular de Ensino.

Os temas foram especifico como:
O que é o abuso sexual? É definido como forma de violência que acontece dentro do ambiente doméstico ou fora dele. O abuso sexual abrange vários tipos de agressões sexuais, como aliciamento e exploração sexual, assédio sexual e estrupo.

Aliciamento e exploração sexual: É quando uma pessoa utiliza sua posição social para praticar abusos, ganhando a confiança até da própria vítima.

Assédio Sexual: Pode ser expresso em forma verbal, não verbal ou física, é todo o comportamento indesejado de caráter sexual.
 
Estupro: É o tipo mais grave de abuso sexual. Segundo a legislação brasileira, o estupro vai além da penetração (conjunção carnal de forma constrangedora e sem constrangimentos.

Além dos temas acima abordados pelos professores foi passo aos comunitários, sinais, formas e jeitos de identificar na criação através das mudanças em seu comportamento se estão sofrendo algum tipo de exploração onde se deve ligar o sinal de alerta:

- Mudança no comportamento;
- Fugir do contato social e preferir ficar sozinho;
- Choro fácil, tristeza, solidão, angústia e ansiedade;
- Tentativa de suicídio.
- Aversão ao contato físico.

Além da palestras e debates com muitas informações, teve também ação e apresentação educativa voltada para o tema.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp