17/05/2022 às 09h54min - Atualizada em 17/05/2022 às 09h54min

19 de maio será o dia mundial de conscientização sobre a acessibilidade | Portal obidense

O senado debate diversos projetos sobre o assunto como o que prevê instrumentos de acessibilidade em plataformas de streaming e um que cria regras para que os sites sejam considerados acessíveis

Redação
Rádio Senado, Rodrigo Resende
Rádio Senado
Brasil - Calçadas irregulares, semáforos sem sinais sonoros, vídeos sem audiodescrição ou imagens publicadas sem o chamado texto alternativo descritivo. Essas são barreiras que prejudicam o acesso de pessoas com deficiência e idosos, por exemplo, a uma série de direitos. Para tratar do tema, foi criado em 2012 o dia mundial de conscientização sobre a acessibilidade. Neste ano, a data é 19 de maio. A senadora Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, destaca que tratar de acessibilidade é tratar de cidadania.

 Mara Gabrilli –  Falar de acessibilidade é garantir cidades com possibilidades do exercício da cidadania. É garantir edificações acessíveis, transportes acessíveis, meios seguros, inclusive, comunicações acessíveis. Isso significa acesso ao trabalho, acesso à educação, acesso à cultura, acesso ao esporte, ao lazer. Isso significa cidadania.

O Senado debate um projeto da senadora Mara Gabrilli que prevê instrumentos de acessibilidade como audiodescrição, legendas ocultas ou janela de libras em plataformas de streaming. Outra proposta do senador Alessandro Vieira, do PSDB de Sergipe, determina os elementos de acessibilidade mínimos que sites de empresas e de governos devem conter, como possibilidade de alto contraste, navegação por teclado, alternativa sonora para vídeos e textos e descrição de áudios.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp