16/05/2022 às 11h05min - Atualizada em 16/05/2022 às 11h05min

Câmara aprova campanhas de prevenção de doenças que afetam meninos e meninas de até 15 anos | Portal Obidense

A câmara aprovou a adoção de campanhas de prevenção de doenças que afetam meninos e meninas de até 15 anos. o repórter antonio vital tem os detalhes.

Redação
Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Imagem da Internet
Brasil - Deputados e deputadas aprovaram projetos que instituem campanhas de prevenção de doenças que atingem meninos e meninas com idade de até 15 anos, semelhantes às campanhas já previstas em lei e incorporadas ao calendário, mas voltadas para o público adulto, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul.

O Outubrinho Rosa e o Novembrinho Azul, como foram chamadas as campanhas direcionadas, respectivamente, para as meninas e meninos, vão ter a mesma função: esclarecer pais e adolescentes a respeito das doenças mais comuns nessa idade e maneiras de preveni-las.


O Outubrinho Rosa terá como foco as meninas. Vai envolver a prevenção de condições como nódulos mamários, dores pélvicas, e sangramentos e lesões genitais, que podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente.
Também vai prever campanhas de conscientização sobre hábitos saudáveis e vacinação contra o HPV.

Já o Novembrinho Azul, direcionado aos meninos, vai promover esclarecimentos sobre problemas como fimose, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele. E, assim como a campanha voltada para as meninas, também vai conscientizar adolescentes e famílias sobre a importância da vacina contra o HPV, vírus transmitido sexualmente e que pode causar câncer de colo do útero nas mulheres.

As duas campanhas foram sugeridas ao autor da proposta, deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO), pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Ele dá exemplo de casos que podem ser prevenidos com uma campanha de esclarecimento voltada para a população e também para a comunidade médica.

“Nós chamamos a atenção para várias patologias que podem acontecer nessas crianças. Por exemplo, uma criança que tem um testículo na posição errada. Ele pode se tornar um adulto infértil. Ele pode ter um câncer de testículo. Nas meninas, por exemplo: nódulos mamários, ovário policístico, corrimento vaginal. Eu já operei criança que apresentava abdômen agudo, infeccioso, e era decorrente de um problema de higiene local. ”

Além do esclarecimento da população, as duas campanhas preveem capacitação dos gestores do Sistema Único de Saúde e a formação e a capacitação do pessoal da saúde que lida com o público adolescente.

O projeto do Outubrinho Rosa teve como relatora a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF). O do Novembrinho Azul foi relatado pela deputada Tereza Nelma (PSD-AL). As duas deram parecer favorável às propostas, que seguiram para análise do Senado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp