08/04/2022 às 11h23min - Atualizada em 08/04/2022 às 11h23min

Aumenta a presença das mulheres nos Jogos Abertos do Pará | Portal Obidense

Seel registrou, somente na modalidade futsal, 110 competidoras inscritas

Por: Bianca Rodrigues/Ascom Seel
Ag: Pará
Mulheres no esporte | Foto: Ag-Pará

PARÁ - A presença de mulheres atletas em competições esportivas tem aumentado significativamente, e nos Jogos Abertos do Pará, o Joapa, não está sendo diferente. No futsal, foram 110 mulheres inscritas, já no futebol de areia, a competição contou com 70 atletas. A etapa Rio Capim é a segunda regional que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e seguirá até o próximo sábado (09).

Acompanhar as delegações, vibrar e incentivar, tem sido um papel fundamental para os atletas. Do município de Garrafão do Norte, a professora de educação física que está acompanhando as jogadoras do futebol de areia conta que por ser um esporte com pouca visibilidade, participar representa que o futsal vem crescendo em sua cidade.


 
“Independentemente da posição que fiquemos, não vamos deixar de apoiar. Antes, a equipe feminina não era vista e hoje observamos que isso está mudando. A prova disso é estarmos participando deste evento, que é um incentivo para a categoria”, disse a professora Lourdes Silva.

As disputas começaram na manhã da última quinta-feira (7), e logo antes de cada partida, a equipe de arbitragem verifica as documentações, junto com a carteira de vacinação contra a Covid-19, dos participantes.  

“Ver um número expressivo de inscrições na modalidade de basquete representa muito, pois percebemos que a modalidade está crescendo entre o público feminino e espero que isso sirva de referência para os outros municípios e que venha abrir mais portas para as meninas”, ressalta Lara Sousa, do município de Mãe do Rio.


 
“A competição é uma grande oportunidade para a valorização dos atletas, é uma confraternização dos municípios do interior. Para nós, da Seel, é um imenso orgulho poder promover este evento, que é referência para os nossos atletas amadores”, frisa Vitor Borges, secretário adjunto da Seel.

Os jogos estão sendo realizados na Escola Maria Silva Nunes, com a modalidade de basquetebol e tênis de mesa; no Ginásio Samuel Cardoso Câmara, com futsal e handebol; na Arena Verde, o futebol de areia; e na Escola Sônia Maria Terzela, com o voleibol.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp